Marília

Marília registra sexta morte por gripe; vacinação é prorrogada

Marília registra sexta morte por gripe; vacinação é prorrogada

A Secretaria Municipal da Saúde de Marília confirmou nesta quarta-feira o sexto caso de óbito com quadro de contaminação por Influenze – gripe – registrado na cidade neste ano.

Trata-se de morte ocorrida em 22 de junho. O paciente foi um homem de 80 anos, portador de doença cardiovascular crônica e neurológica crônica, sem registro da vacina.

O caso foi apresentado com anúncio de prorrogação da campanha de vacinação. O atendimento é feito nas 42 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), das 7h às 17h ou até 22h na unidade do Nova Marília.

A imunização lançada em maio era prevista até o final de julho, mas a baixa adesão e o grande número de doses disponíveis fizeram com que tanto o Estado de São Paulo, como o Município decidissem por prorrogar a oferta da proteção vacinal.

A coordenadora responsável pela Vigilância Epidemiológica, Alessandra Arrigoni, informou que o município ainda conta com 13.740 doses e durante a campanha conseguiu imunizar 40% do grupo prioritário e 26,36% da população em geral.

A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 90% de cobertura vacinal e a coordenadora aponta um retrocesse na saúde pública em relação à imunização da população.

“Enquanto antes da covid-19 a vacinação era uma medida de prevenção considerada como importante e necessária, durante e depois da pandemia o comportamento mudou, a rejeição por grande parcela da população aumentou e ainda persiste, ao ponto de termos as mais baixas imunizações em todas as vacinações já registradas nos últimos anos”, declarou.