Um homem de 58 anos, etilista (alcoólatra) e tabagista (fumante) segundo relatório da Secretaria Municipal de Saúde em Marília, faleceu com quadro de tuberculose na cidade.
Ele é a terceira vítima da doença no ano e morreu no dia 25 de abri, mas a notificação oficial da doença como causa só foi registrada nesta semana.
O homem já vinha em tratamento gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde) mas não reagiu aos procedimentos. O comunicado destaca que a doença tem cura, é atendida na rede pública, mas exige atenção.
“O diagnóstico precoce pode ser obtido em consulta médica e os pacientes devem ficar atentos aos sintomas como perda de peso, suor noturno e, principalmente, tosse contínua com mais de duas semanas”, diz o secretário da Saúde, Marcelo Gallo, no comunicado.
A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch e levou a óbito a terceira vítima em Marília em 2024.
A Secretaria Municipal da Saúde já identificou 41 casos da doença neste ano. Segundo o órgão, o tratamento da tuberculose inicial tem 95% de chance de cura.