Marília

Marília segue Plano SP e fecha comércio na segunda; UTIs tem 98% de ocupação

Marília segue Plano SP e fecha comércio na segunda; UTIs tem 98% de ocupação

Marília vai obedecer as regras do governo do Estado de São Paulo e fecha a partir de segunda-feira, dia 1º, comércio em geral, shopping centers, academias, bares, restaurantes e outros serviços não essenciais.

A cidade e toda região foram reclassificadas para a fase vermelha do Plano São Paulo, nesta sexta-feira em anúncio do governador João Doria. Permite apenas funcionamento de serviços essenciais. Bauru e Prudente estão na mesma fase. A ocupação de quase 80% das vagas de UTI provocou a regressão. A cidade apresentou nesta sexta 98,3% (veja detalhes no final da matéria).

Em nota oficial, a prefeitura diz que vai seguir as regras em função das medidas judiciais que obrigam a cidade a cumprir o decreto estadual.

O Ministério Público já aponta possibilidade de multa de R$ 1,1 milhão por 11 dias em que a prefeitura ignorou o Plano São Paulo apesar de uma sentença que obriga a cidade a obedecer ao governo.

“Depois de diversas tentativas de flexibilizar as fases do Plano São Paulo, pensando na saúde dos marilienses e ao mesmo tempo na economia da cidade, infelizmente por orientações, decisões e determinações (sujeito aplicação de multas) do Ministério Público e do Tribunal de Justiça, vai ter que seguir o Plano São Paulo”, diz o comunicado da prefeitura.

A Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília), que tem influenciado as decisões sobre horários de abertura do comércio na cidade, também divulgou comunicado alertando sobre o fechamento.

“Comunicamos que o atendimento presencial no comércio da cidade estará suspenso a partir do dia 1º de março. Daremos todo o apoio necessário aos comerciantes para que continuem atendendo via delivery ou drive-thru, desde que as medidas de proteção sejam rigorosamente respeitadas.”, diz a entidade.

UTIS

Um balanço de ocupação de leitos de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) para atendimento à epidemia de Covid mostra que a cidade atingiu 98,3% de ocupação dos leitos do SUS nesta sexta.

Representa dizer que apenas um dos 60 leitos não foi ocupado. Vagas da rede privada ou de Plano de São Paulo atingiram 88% de ocupação.

A Direção Regional de Saúde aponta 100% de ocupação dos leitos em seis das 12 unidades de atendimento para Covid nos 62 municípios da região. A média geral de ocupação na região chegou a 88%.