A sexta-feira pós-ventania começou com 4,5 mil clientes da CPFL sem energia em Marília, segundo relatório divulgado pela empresa. Ventos com mais de 100km/h na noite de quinta deixaram rastro de prejuízos na cidade.
Durante a tempestade, a CPFL chegou a registram 35 mil usuários sem fornecimento de energia. Queda de galhos e rompimento de fiação foram alguns dos problemas.
Mas a cidade também registrou detalhamentos, acidentes, queda de árvores em diversos bairros. A Prefeitura divulgou balanço dos danos e do atendimento.
Veja abaixo a nota da CPFL sobre a ventania e o balanço oficial da prefeitura
“A CPFL Paulista informa que, em função dos danos à rede elétrica provocados pelo forte temporal que atingiu Marília na quinta-feira, cerca de 35 mil clientes tiveram o fornecimento de energia interrompido no município no pico das ocorrências. Neste momento, em torno de 4,5 mil clientes estão sem energia.
A distribuidora reforça que as equipes de campo foram mobilizadas desde o início do temporal e permanecem acionadas para solucionar os casos de falta de energia o mais breve possível.
Toda a força de trabalho foi mobilizada para atender o mais rápido possível as chamadas cargas essenciais, tais como hospitais, unidades básicas de saúde, clientes com UTI domiciliar, escolas e demais prédios e equipamentos públicos.
O trabalho priorizou a retirada de árvores de grande porte e objetos que caíram sobre a rede elétrica e o reparo e eventual reconstrução da mesma. Essa atuação ocorre em conjunto com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito e outros órgãos públicos.
A empresa tem conhecimento dos casos de falta de energia elétrica, e os trabalhos prosseguirão com todas as equipes mobilizadas até o completo restabelecimento do serviço.”
BALANÇO
A Prefeitura de Marília, através da Defesa Civil e secretarias municipais, divulga o balanço dos estragos referente à ventania seguida de um temporal na noite de ontem, dia 18. Todos eles, sem registro de vítimas leves ou graves.
SAÚDE
PA (Pronto Atendimento) da Zona Sul desde o acontecido ainda está sem energia. A Secretaria da Saúde retirou as vacinas que estavam no local e que precisam de refrigeração constante.
Um gerador será colocado no local até o fim desta manha para atender a população que chega até o local. O atendimento no local segue manualmente e, conforme a gravidade, o paciente é encaminhado às UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Zona Norte ou para o Hospital das Clínicas.
EDUCAÇÃO
Algumas escolas estão com a energia elétrica comprometida e já com possível falta de água. Servidores estão racionando o líquido para manter os serviços aos alunos presentes. As aulas permanecem normais até o momento, porém cada escola está dialogando com a comunidade e dando instruções de como proceder com a ida ou não do aluno até a escola.
DAEM
As Zonas Leste e Sul foram às regiões mais afetadas por conta da falta de energia nos poços que fazem a captação da água.
A CPFL concessionária que atende Marília ainda não deu um posicionamento de restabelecimento de energia para a volta do funcionamento das bombas.
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Até o momento sem nenhum registro de abrigo provisório para moradores que tiveram suas casas destelhadas. Mesmo assim, a secretaria está de plantão e monitorando toda a cidade. Ela solicita que qualquer pedido de ajuda pode ser feito diretamente no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de cada região.
LIMPEZA PÚBLICA E MEIO AMBIENTE
Desde o início da manhã, servidores das secretarias estão nas ruas em todas as regiões da cidade retirando árvores que estão obstruindo a passagem de pedestres e carros.
O trabalho está sendo feito em conjunto com o Corpo de Bombeiros. Foram registrados cerca de 40 chamados para retirada de árvores caídas, 20 delas já foram removidas pelas equipes.
EMDURB
A Autarquia registrou alguns semáforos comprometidos, porém todos já restabelecidos no início da manhã. Faixas e placas de alertas de trânsito também ficaram danificadas e ao longo do dia e do início da semana, serão consertados.