Marília

Marília tem cirurgias inéditas pelo SUS para stents em tratamento de Glaucoma

Marília tem cirurgias inéditas pelo SUS para stents em tratamento de Glaucoma

O cirurgião Daniel Villanova, 33, Chefe do Glaucoma Cirúrgico na Famema, realizou nesta quarta-feira dois procedimentos inéditos pelo SUS (Sistema único de Saúde) na cidade para implantação de stents oculares para reduzir pressão e combater casos de glaucoma.

O procedimento é feito com o implante de um modelo de stent que permite a vazão do líquido responsável pelo aumento da pressão ocular e do glaucoma, maior causa de cegueira irreversível no mundo.

Daniel Villanova, que é formado pela Famema, atravessou um processo de certificação em quatro fases, incluindo prova escrita, testes em simulador e cirurgias práticas, para receber o certificado.

São inseridos dois stents multidirecionais projetados para fornecer acesso a vários canais coletores e arcos de fluxo do humor aquoso, otimizando assim o fluxo de saída natural do líquido que causa a pressão ocular.

O procedimento é identificado como Cirurgia Minimamente Invasiva para Glaucoma, ou MIGS. Segundo o médico, é rápido, indolor, segura e previsível, sendo atualmente considerada a cirurgia “premium” para o tratamento de glaucoma leve a moderado.

A cirurgia representa uma alternativa autorizada em 2018 pela Anvisa, com maior uso em cirurgias particulares devido ao alto custo e especificidades do procedimento, do aparelho e formação profissional.

É um quadro tão complexo que dependeu de uma doação dos stents, feita pelo médico, após um longo processo burocrático.

O stent é produzido pela empresa Glaukos, dos Estados Unidos, e vendido apenas a profissionais certificados para o procedimento, como forma de garantir o uso correto e a eficácia do procedimento.

O IStent Inject é o menor dispositivo médico implantado no corpo humano aprovado pelo FDA e Anvisa, com mais de 500.000 implantes em cerca de 40 países, sendo mais de 3.000 somente no Brasil.

Foi projetado para garantir uma experiência cirúrgica avançada e assegurar uma perfeita execução em todos os procedimentos.

O glaucoma é uma doença crônica que necessita o uso contínuo e diário de colírios para o controle da pressão ocular.

Atualmente mais de 90% dos pacientes com glaucoma não respeitam os horários dos colírios e quase 50% não seguem o tratamento correto, correndo o risco de lesão do nervo óptico e evolução para a cegueira.

Uma animação mostra os procedimentos de implante do stent e seus efeitos, veja abaixo
[movie_id#711]