Marília

Marília tem nova morte por dengue e 1.746 casos; região investiga dez óbitos

Marília tem nova morte por dengue e 1.746 casos; região investiga dez óbitos

Marília confirmou nesta quinta-feira o terceiro óbito de paciente com quadro de dengue ocorrido desde o começo do ano.

O paciente, um homem com 71 anos de idade, era portador de doença cardiovascular crônica e cardiopatia. Apresentou o sintoma da doença em 9 de fevereiro de 2024, procurou a rede particular de saúde no dia 10 de fevereiro de 2024.

Faleceu no dia 19 de fevereiro e era citado no Painel da Dengue do governo do Estado como um entre outros casos suspeitos na região.

A região apresenta ainda dez óbitos com suspeita de contaminação por dengue. O Estado aponta dois suspeitos em Marília, um em Garça, dois em Lucélia, um em Oriente, um em Pacaembu e três em Tupã.

“O Município, neste momento, se solidariza com a família da vítima. Está instituído o Comitê Municipal de enfrentamento da dengue, que cumpre rigorosamente o plano de contingência da doença e de combate ao mosquito Aedes aegypti”, diz uma nota oficial da Secretaria da Saúde sobre o novo óbito confirmado.

A região tem três óbitos confirmados, todos eles em Marília. As outras duas mortes foram de um homem de 85 anos, que possuía problemas cardíacos e diabetes, e de uma mulher de 70 anos, que apresentava doença cardiovascular.

 O óbito da adolescente de 14 anos, que vivia em Marília e que contraiu dengue na cidade de Bariri, vindo a falecer em Jaú, não será investigado pela Vigilância Epidemiológica de Marília e, portanto, pelo protocolo da Saúde, o registro deste óbito não será incluído nas estatísticas locais.

Nesta sexta-feira acontece em todo o Estado de São Paulo o Dia D contra a dengue, para conscientização sobre as medidas de contenção da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Além de evitar pontos de acúmulo de água, é preciso ficar atento aos sintomas e evitar demora no atendimento, especialmente nos casos com maior risco de desidratação, como vômito.

Dores no corpo todo, dor de cabeça intensa, febre e náuseas são os sintomas mais comuns.