Marília

Marília tem nove suspeitas de coronavírus; oito abaixo dos 50 anos; veja medidas de contenção

Marília tem nove suspeitas de coronavírus; oito abaixo dos 50 anos; veja medidas de contenção

A Prefeitura de Marília, através da Vigilância Epidemiológica divulgou no final da tarde desta segunda-feira que a cidade soma nove casos suspeitos de Coronavírus.

A lista contém três homens, com idades de 21 anos, 32 anos e 45 anos, e seis mulheres: uma com 15, duas de 26 anos, uma com 36 anos, uma com 40 e uma com 65 anos, a única pessoa idosa na relação.

“Todas as suspeitas registram vínculo epidemiológico, ou seja, essas pessoas estiveram em áreas de risco ou tiveram contato com infectados pelo vírus e todas procuraram a rede particular de saúde de Marília.”

Pela manhã, uma reunião com representantes do sistema de saúde na cidade para discutir prevenção e evitar que a cidade tenha evolução abrupta de casos do coronavírus apresentou planos de ações para conter a doença.

As medidas envolvem suspensão de aulas gradualmente, acompanhando orientação do governo do Estado, mas com definição de escolas que serão indicadas para atender famílias que não tem opções de abrigo. A partir dessa semana não haverá faltas. Crianças que possam ficar em casa já podem deixar de ir às aulas.

Também foram anunciadas decisões como suspensão de férias para profissionais da saúde. Os hospitais anunciaram que estudam medidas como eventual suspensão de cirurgias eletivas e gradualmente redução da possibilidade de visitas aos internados.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO



Veja abaixo as principais informações divulgadas nesta segunda-feira



– Escolas municipais
Recesso escolar antecipado a partir do dia 23. Algumas escolas farão atendimento para famílias sem opção de acolhimento, mas haverá triagem para casos com real necessidade

– Cultura
Adiamento do Desfile de 4 de Abril (Aniversário de Marília) para o dia 7 de Setembro (Independência do Brasil).

Atividades suspensas por 30 dias no Teatro Municipal, Sala de Projeção, Espaço Cultural, Casa de Cultura, Projeto Teatro da Cidade, Banda Marcial, e Salas do Acessa São Paulo (no Centro Cultural e Biblioteca).

Cancelamento de eventos em geral e oficinas para a 3ª Idade dentro da Biblioteca Municipal. Unidade ficará aberta apenas para empréstimo de livros.

Orientações para o fechamento/cancelamento/adiamento de eventos e locais com aglomerações com mais de 500 pessoas em toda a cidade de Marília.

– Esporte
Aulas do Projeto Social Esportivo da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude serão interrompidas gradualmente até o dia 23/03, quando a paralisação será total no projeto. Previsão de retorno é dia 2 de abril.

– Hospitais
Entidades vão definir planos próprios, mas avaliam restrições a cirurgias eletivas, visitas. Haverá reorganização de recepção para separar atendimento a coronavírus

– Assistência Social
Centros-Dia e Centros de referência para idosos suspendem atividades por 60 dias. Nas entidades de acolhimento a idosos haverá restrição de visitas

A unidade do Bom Prato terá atendimento normal com instruções para evitar filas e durante a refeição distância moderada do outro usuário.

– Transporte coletivo

Orientação para que usuários acima de 60 anos evitem uso e só façam viagens estritamente necessárias

Ônibus serão higienizados quatro vezes por dia, hoje é feita uma higienização por dia

– Rede de atendimento
Orientação para que pacientes prestem atenção a sintomas e evitem busca desnecessária de serviços

– Restaurantes, casas noturnas
Empresas do setor estudam redução de área para clientes, limitando aglomerações;

Reunião deve definir nos próximos dias mudança de atendimento em casas noturnas

– Câmara de Marília
Sessões regulares serão mantidas. Sessões solenes e eventos públicos adiados.

Márcia Mesquita Serva Reis, presidente da Associação HBU, disse que o Hospital Unimar tem 30 leitos de UTI e está pronto para ativar mais oito. “Nossa preocupação é a porta de entrada, criar espaços diferentes e ágeis para separar público, encaminhar protocolo para a Secretaria, reproduzir mesmo para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), com entradas diferentes já na recepção”, disse. 

A preocupação em todo o processo é reduzir o impacto do vírus e evitar que o sistema de saúde seja sobrecarregado.
A coordenadora de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Marília, Alessandra Arrigoni Mosquini, é importante destacar que a cidade não tem casos confirmados e trabalha para o que chama de “achatar a curva de transmissão”, promovendo medidas de controle para evitar que haja grande volume de pacientes.

“A medida preventiva é que essas pessoas não adoeçam, isso que a população não está entendendo. Se o idoso estiver doente, vai precisar de leito. Não tenho só o Covid acontecendo. Infarto, acidente, a gente não pode sobrecarregar o que já é muito sobrecarregado.”

O encontro divulgou alerta para que as pessoas sigam as orientações de higiene, cuidados, evitem aglomerações e um aviso especial: evitar procura pelos serviços públicos sem necessidade. “Uma coisa que a gente não esperava tanto era que iria aparecer tanto paciente falso”, disse.

A coordenadora destacou ainda a importância das medidas de prevenção adotadas. “Tem gente que não acredita nas medidas, acha que talvez não precise, não tenha tanto positividade. Mas é um vírus ninguém conhece, sabe que ele tem potência de transmissão alta. Precisamos achatar curva nesta fase.”

“Nossos centros hospitalares hoje tem que pensar em leito na parte de UTI. Proteção principalmente dos nossos idosos. São as pessoas que mais sofrem e podem realmente ser acometidas com agravo da doença.

Disse que as medidas mais eficazes são as que o governo do Estado vem adotando. “Agora é hora de bloquear, mesmo não tendo casos positivos. Saber que agora é a hora de prevenção.”

Defendeu ainda afastamento de moradores que venham de áreas de risco e destacou responsabilidades das empresas.

“A Jacto afastou todos os funcionários que vieram de viagens por período de 14 dias. Cada um deve ter responsabilidade, toda doença é responsabilidade de todas as pessoas. A gente não pode superlotar HBU, HC e Santa Casa.”