Marília

Marília tem óbitos de idosa com Covid e criança com meningite; alerta orienta vacinação

Marília tem óbitos de idosa com Covid e criança com meningite; alerta orienta vacinação

Marília registrou a 12ª morte por covid em 2024 e a segunda morte por meningite e um comunicado oficial da Saúde sobre os dois casos faz também um alerta sobre adesão à campanha de vacinação na cidade.

A vítima da Covid é uma mulher de 90 anos, com doença cardiovascular crônica e diabetes mellitus, segundo notificação hospitalar.

Ela teria sentido os primeiros sintomas no último dia 26 de março e foi a óbito no dia 4 de abril.

O novo óbito provocado por meningite é de um menino com seis anos de idade e, segundo a notificação hospitalar, foi internado em 17 de março de 2024. Foi a óbito em 27 de março de 2024.

A enfermeira responsável pelo Programa Municipal de Imunização, Juliana Carvalho Bortoletto Gomes, disse que a maioria das novas vítimas da Covid é formada por idosos com doenças crônicas, faixa de público com maior risco de complicações.

“Elas quase não saem de casa, então é preciso reconhecer que a doença está sendo levada até elas. Por isso, toda população precisa estar em dia com as doses recomendadas, para proteger os vulneráveis”, explicou

A Secretaria Municipal da Saúde de Marília tem um estoque de aproximadamente 1.500 doses distribuídas e disponíveis nas 52 unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família na cidade.

No grupo com 60 anos ou mais, por exemplo, todos os 44.835 moradores nesta faixa-etária deveriam ter recebido a dose de reforço com vacina bivalente contra covid-19. No entanto, cerca de 10% procuraram uma unidade de saúde para se imunizar.

Já a vacina contra meningite meningocócica C integra o calendário e pode ser ofertada às crianças (aos 3 meses, aos 5 meses e aos 12 meses de vida), e aos adolescentes de 11 a 14 anos, a vacina meningocócica ACWY (conjugada).