Marília

Marília terá 19 candidatos por vaga na Câmara; dois não tentam reeleição

Marília terá 19 candidatos por vaga na Câmara; dois não tentam reeleição

A Justiça Eleitoral de Marília recebeu pedido de registro de 248 candidatos a vereador, que vão disputar 13 vagas na Câmara.  A partir de hoje todos eles estão autorizados a colocar as campanhas nas ruas e em suas páginas na internet. Vão disputar 169 mil eleitores.

Dos atuais ocupantes do cargo, apenas dois não vão disputar a reeleição:> Herval Rosa Seabra (PSB), atual presidente do Legislativo, está fora da disputa após oito mandatos, além de um como vice-prefeito.

José Ferreira de Menezes Filho (PSL) também não disputa a reeleição. Ele cumpre seu segundo mandato, já foi candidato a vice-prefeito em 2008.

Os dois são candidatos com graves problemas judiciais. Herval está condenado por peculato e em fase de recurso no Tribunal de Justiça. José Menezes foi condenado pelo Tribunal Regional Federal por falsidade ideológica e uso de documento falso.

A eleição vai ter 15 coligações . Em 2012, disputaram 12 coligações que precisaram atingir mínimo de 9.160 votos para garantir pelo menos uma cadeira no Legislativo.

Esse número, o chamado quociente eleitoral, só será conhecido na apuração, já que ele é definido pelo total de votos válidos divididos pelo número de vagas.  Ou seja, muitos candidatos bem votados podem ficar sem vaga por falta de votos na coligação.

Se a votação deste ano repetir o mesmo percentual de votos válidos, em torno de 90%, cada coligação vai precisar de 13 mil votos para garantir uma cadeira de vereador.