Após a invasão do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF), a reitoria e o curso de Direito da USP, além de movimentos sociais, convocaram atos pela democracia na capital.
A proposta foi encampada por organizações de Marília, que devem promover evento no centro da cidade, a partir de 18h, na praça Saturnino de Brito, mesmo horário em que movimentos sociais vão se reunir na capital. O ato da USP deve ocorrer a partir de 12h no Largo do São Francisco.
O prefeito Daniel Alonso, o deputado estadual Vinícius Camarinha e a deputada estadual eleita Dani Alonso divulgaram mensagens em que condenam as invasões em Brasília.
“É totalmente condenatório os ataques à Presidência, ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal ocorridos nesse 8 de janeiro. Usar a violência e o vandalismo para atacar as instituições democráticas de direito é sempre inaceitável. Manifestações legitimas, ordeiras e com propósitos, sempre serão bem-vindas”, disse Daniel.
“Lamento e condeno a depredação por vândalos aos prédios públicos do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e STF. Manifestação sim, vandalismo não!”, disse Vinícius.
“Os atos de violência e depredação que ocorreram nesse 8 de Janeiro em Brasília não representam as milhares de pessoas que desejam um Brasil melhor para todos. Esperamos a identificação e punição dos responsáveis. A violência e baderna jamais serão admitidas no Estado Democrático de Direito”, disse a Deputada Estadual eleita, Dani Alonso.