Marília terá no próximo sábado, dia 20, mais uma edição do Cejusc Itinerante, um programa de atendimento público que todos os anos leva assistência jurídica, atendimento médico e ações comunitárias para as ruas na cidade. O evento deste ano terá ainda uma sessão de casamento coletivo.
O projeto é uma iniciativa do Ministério Público Federal e Tribunal de Justiça com apoio da Unimar e da Prefeitura de Marília. Leva para locais públicos, de forma ampliada, um atendimento que é feito de forma permanente na Unimar para solução de conflitos judiciais.
O casamento coletivo deve ser promovido a partir de 14h com oferta de todos os serviços de cartório e união dos interessados. Haverá serviços gratuitos como corte de cabelo, jogos para crianças, entrega de algodão doce e pipoca.
Durante o evento o público pode consultar dúvidas e receber orientações em casos de pensão alimentícia, divórcio, direitos do consumidor, acidentes de trânsito e conflitos de vizinhos. O Cejusc vai oferece ainda orientação sobre direitos trabalhistas e aposentadoria.
Na área da saúde serão oferecidos exames de pressão, teste rápido de HIV e tipagem sanguínea, além de orientação sobre câncer de pele, infecções sexualmente transmissíveis, saúde mental infantil, avaliação física e triagem para atendimento de odontologia e fisioterapia.
O Ônibus da Cidadania, um serviço do Ministério Público Federal para receber informações e orientar moradores sobre direitos dos cidadãos, também estará no local.
Haverá doação de livros de diversos gêneros. O projeto está recebendo doações. Os livros podem ser deixados no Nipex, o Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão, que funciona no bloco 1 da Unimar.
Todas as atividades são gratuitas. É a sexta edição do projeto e neste ano o atendimento será feito no Espaço Cultural, na avenida Sampaio Vidal, das 9h às 16h.