Um dia de atividades nesta sexta-feira, dia 18, vai discutir enfrentamento e prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes. O evento celebra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O encontro acontece no Alves Hotel, das 8h às 17h
O Creas (Centro de Referência Especializada de Assistência Social) em Marília atingiu em abril deste ano 318 casos de crianças e adolescentes vítimas a violência física, psicológica, abuso sexual, exploração sexual, negligencia ou abandono.
No Conselho tutelar foram 1.500 casos com denúncias, situações de violência física, psicológica, negligência ou abandono, além de abuso sexual e exploração sexual.
A intenção é fomentar mobilização e divulgar informações sobre controle dos abusos para garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
A data lembra o Caso Araceli, que envolve o sequestro, estupro e morte de uma estudante de oito anos no Espírito Santo, em maio de 1973. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado, e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.
A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº 9.970/2000.
O encontro é promovido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e vai envolver profissionais de saúde, serviço social e público interessado no tema.
Em nota, a secretária Wania Lombardi informa que a violência sexual contra a criança e o adolescente envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade. A violação estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas quanto redes que utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e ou obterem vantagens financeiras e lucros.
A violência pode envolver situações de abuso sexual e exploração sexual.
O abuso envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa mais velha e poderosa. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para uma satisfação sexual.
já os casos de exploração acontecem em situações de relações sexuais de diferentes formas com pagamento a pessoa de idade inferior 18 anos, com intenção de lucros financeiros ou qualquer outra espécie e podem envolver redes de prostituição; tráfico e turismo sexual.