A partir de 2022, mais 20 escolas estaduais da região de Marília farão parte do Programa de Ensino Integral (PEI). O anúncio da expansão do programa para 778 unidades de todo estado foi feito nesta segunda-feira (12) pelo Governador João Doria e pelo Secretário Estadual da Educação Rossieli Soares. Três unidades ficam em Marília – Abel Fragata, Antonio Gomes eprofessora Maria Stella.
Também haverá atendimento em tempo integral na escola Dirce Belluzzo, de Vera Cruz, e na Norma Monico Truzzi, de Garça (veja lista completa no final da matéria)
“Os resultados que alcançamos ao longo de dois anos e meio nos permitem hoje fazer esse anúncio de grande importância. Isso é uma vitória da educação. Tempo integral para tudo: para o aconchego, o ensino, o estudo, a alimentação e formação de uma nova geração de brasileiros”, disse Doria.
Em todo o Estado serão 1.855 escolas atendidas no modelo. A expectativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) é beneficiar 387,3 mil novos estudantes de ensino fundamental e ensino médio. Com as novas adesões, o PEI estará presente em 427 municípios paulistas, em todas as regiões do estado. Atualmente, são 448 mil estudantes atendidos em 1.077 escolas, de 309 cidades.
Líder do governpo na Assembleia Legislativa, o deputado estadual e ex-prefeito de Marília Vinícius Camarinha disse que a medida é histórica e que o avanço na edução em tempo integral é uma medida transformadora para alunos da rede pública. “O impacto é significativo, com dezenas de novas escolas em tempo integral na região, que multiplicam os benefícios do programa em diversas cidades. Garante benefício imediato aos estudantes, suas famílias e uma projeção de futuro melhor. É um efeito cascata em que a região só ganha.”
A ampliação é resultado da participação das 91 Diretorias de Ensino (DEs) no processo de adesão deste ano, disponibilizado entre março e junho. O número de PEIs será quintuplicado, em comparação a 2018, quando o programa estava presente em 364 unidades escolares.
Dentro do Plano Nacional de Educação (PNE), a Meta 6 – Educação Integral – prevê em seu objetivo 2 que em 2024, no mínimo, 25% dos alunos da Educação Básica sejam atendidos em jornadas de mais de 7 horas. Com as novas PEIs, São Paulo atinge este objetivo, no âmbito de sua rede estadual, já em 2022.
Criado em 2012, o PEI potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão.
No primeiro, são trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida. O segundo permite o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações pedagógicas, de maneira estruturada.
O crescimento de alunos atendidos pela iniciativa também é destacado por Rossieli. “Em 2019, eram 135 mil estudantes nas 417 PEIs. Em março deste ano, saltamos para 437 mil alunos, um crescimento de 224%”.
Escolas PEI cresceram 1,2 pontos no IDEB 2019, enquanto as regulares, 0,6, das escolas estaduais de São Paulo, as 33 melhores colocadas no ranking são PEIs. e nove das dez primeiras colocadas de ensino fundamental são PEIs. Veja a lista das escolas na região.