Marília

Marília vai para fase laranja do Plano SP e garante abertura de serviços e comércio

Marília vai para fase laranja do Plano SP e garante abertura de serviços e comércio

O governo do Estado colocou Marília na fase Laranja do Plano São Paulo em reclassificação anunciada na tarde desta sexta-feira. A medida regulariza a atual liberação de serviços mantida na cidade com regras locais mas não encerra os conflitos com o governo.

Mesmo para regiões classificadas nas fases amarela e laranja vale a regra de mais restrições a partir das 22h todos os dias, quando todo o Estado entra em fase vermelha. Bares em Marília estão autorizados a superar este horário.

O quadro dos critérios de avaliação mostra que a cidade tem três índices classificados em laranja – ocupação de UTIs, evolução de casos e evolução de óbitos.O número de internações por cem mil habitantes teve índice de faixa amarela e a oferta de leitos por habitantes tem avaliação verde.

A região foi citada entre as regiões com “importante progressão” e apontou piora nos indicadores de Araraquara, que vai para a fase vermelha. Presidente Prudente foi para a fase amarela, com maior liberdade de horários para os serviços autorizados.

Na fase laranja o Plano SP autoriza funcionário de comércio em geral, shopping centers, bares, restaurantes, barbearias e salões, espaços de eventos e atividades culturais com público sentado. Exige protocolos de controle limite máximo de oito horas de funcionamento com fechamento máximo até 22h.

Houve progressão em dez regiões do Estado, incluindo as regiões que passam para a fase amarela. Apenas Bauru, Araraquara e Franca estão na fase vermelha.

Segundo o Centro de Contingência, regiões que estão como fase amarela apresentam indicadores muito distintos em relação à cidades na fase laranja.

O médico João Gabbardo, coordenador do Centro de Contingência, disse que “preocupam bastante regiões que permanecem no vermelho com funcionamento exclusivamente dos serviços essenciais”.