A advogada mariliense Juliana Mitsue Shimizu Sasazaki participa nessa semana de um programa de discussões, atualizações e promoção do trabalho voluntário em suas várias formas de manifestações.
Formada pelo Univem em 2016, Juliana cursa especialização em Global Business Management, na Faculdade Centenária de Artes Aplicadas e Tecnologia de Toronto no Canadá, reconhecida como uma das instituições com maior diversidade cultural do planeta. Pelo menos cem grupos etno-culturais estão representados e 80 idiomas são falados no campus.
Dentre os encontros, a mariliense acompanhou no Empire Club do Canadá (ECC) uma palestra do prefeito de Toronto, John Tory, com ingressos esgotados,
Criado em 1903, O ECC surgiu para abordar as relações do Canadá com o Império Britânico e os Estados Unidos e continua como um polo de debates sobre questões que afetam a vida dos canadenses.
Os debates incluem oradores com várias perspectivas e uma lição para o momento atual: espaço para temas que mesmo não sendo populares devem ser discutidos, ouvidos e analisados.
Juliana acompanhou ainda palestra com a deputada do Partido Liberal de Ontário na Assembleia Legislativa de Ontário, Mitzie Hunter, uma imigrante jamaicana que atua como representante das mulheres negras canadenses.
“O trabalho voluntariado é acima de tudo um ato de amor, respeito, justiça e solidariedade. O voluntariado representa oferecer, espontaneamente, o seu melhor para colaborar com a melhoria contínua do outro”, disse a advogada mariliense.
Para ela, a atitude do voluntariado é altamente positiva com retorno para todos os envolvidos. “Quando abrimos esta possibilidade e doamos o nosso tempo, além de evoluir como ser humano também ajudamos a construir um mundo melhor.”
Juliana lembrou que para ser um voluntário você não precisa, necessariamente, vincular-se a uma organização. “O princípio é querer ajudar o próximo e, a partir disso, mesmo que sozinho, buscar formas efetivas para fazer sua parte.”