Marília

Massa de ar frio deve derrubar temperaturas em Marília e região

Massa de ar frio deve derrubar temperaturas em Marília e região

Uma massa de ar polar com frente fria que avança acompanhando o ciclone extratropical que passa pela zona sul e litoral brasileiro vai provocar queda brusca de temperaturas em Marília e cidades próximas a partir de sexta-feira.

Nesta quinta no decorrer do dia, céu com pouca nebulosidade, sem previsão de chuva Temperaturas começa a entrar em declínio a partir da noite.

A sexta-feira não tem previsão de chuva e as temperaturas se manterão baixas, sendo que, o dia mais frio é esperado no sábado (15/07).

Tanto o Instituto Nacional de Meteorologia quanto a plataforma Climatempo projetam mínima na faixa de 7 graus em Marília no sábado – 8 graus na sexta-feira – e sensação térmica ainda mais baixa em função do vento.

A máxima na sexta e sábado não passa de 25 graus e os dias podem ter ainda picos de baixa umidade do ar, com índices de até 20%. A partir do domingo começa elevação, com projeção de 10 graus no mínimo e até 27 graus no momento de maior calor.

O ciclone extratropical estará associado a uma frente fria que avança para áreas do Sudeste e Centro-Oeste, podendo chegar, inclusive, ao sul da região amazônica, configurando um novo evento de friagem.

Atrás desta frente fria, uma intensa massa de ar frio atingirá o País no decorrer da quinta-feira. Com isso, as temperaturas terão queda significativa.

Na sexta-feira (14), o ar frio chega inclusive à Rondônia, além de se espalhar pela área central de Mato Grosso, centro-sul de Goiás, Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espirito Santo.

Neste dia, o amanhecer será gelado na Região Sul com formação de geada. Há ainda, possibilidade de geada em pontos do sul de Mato Grosso do Sul.

No sábado (15), as condições para geada se mantém no Região Sul, extremo sul de Mato Grosso do Sul, com possibilidade de atingir também áreas do sul de São Paulo, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, além do sul de Minas Gerais.

A atuação do ar frio será rápida e, a partir da tarde de sábado, as temperaturas entrarão em gradativa elevação pelo centro-sul do País.