Transparência e reconhecimento

Matra, 18 anos, é tema em concurso publicitário na Unimar

Matra é tema em concurso publicitário na Unimar
Matra, 18 anos, é tema em concurso publicitário na Unimar

Marília - Com 18 anos de trabalho voluntário em defesa da transparência nos gastos públicos e combate à corrupção, a Matra (Marília Transparente) inspira peças publicitárias e é tema de tradicional concurso do curso de Publicidade e Propaganda da Unimar.

É um importante reconhecimento e também espaço para mostrar que a Matra tem muito a contribuir por Marília.

Matra, 18 anos, é tema em concurso publicitário na Unimar
Peça produzida por estudantes: aos 18 anos, Matra inspira e é tema de concurso publicitário da Unimar

O concurso ocorre há 15 anos na Universidade de Marília. Todos os alunos dos quatro anos do curso foram convidados a participar do Prêmio Unimar Conexão Social. Você pode ver todas as peças no site da Matra.

“O objetivo desse prêmio é estimular o talento criativo dos nossos alunos, trabalhando, principalmente o senso de responsabilidade social, ética e cidadania, valores essenciais dentro do perfil de um profissional de comunicação”, disse Débora Otoboni, Coordenadora do Curso.

Concurso publicitário Unimar

Os alunos criaram vídeos, cartazes e posts para as redes sociais, destacando os valores defendidos pela Matra. Incluem cidadania e a importância do envolvimento da sociedade na busca por uma cidade mais próspera e justa para todos.

Material sobre a Matra destaca valores da organização como tema em concurso publicitário

“Na condição de membros da Matra, nos sentimos muito honrados com o convite para participarmos da escolha das peças gráficas e de audiovisual”, ressaltou Júlio da Costa Barros, Procurador Federal aposentado e integrante do corpo jurídico da MATRA.

“Pudemos observar que os trabalhos apresentados são de notável qualidade e que nos serão muito úteis. É muito bom ver jovens interessados em temas como cidadania, combate à corrupção, etc. Isto renova as nossas esperanças de que dias melhores virão. Parabéns à Unimar! Parabéns aos organizadores do concurso”, completou o integrante da MATRA.

Para os alunos, a experiência também foi enriquecedora. “Foi uma experiência incrível! Participei pela primeira vez junto com outros amigos, tendo a oportunidade de conhecer o lado criativo de cada um e de entidades como a MATRA”, disse Andressa Aparecida Sobrinho Ribeiro, aluna do 2° ano da Faculdade de Comunicação Social aplicada à Publicidade e Propaganda da UNIMAR.

Desafio para os estudantes, projetos sobre a Mata provoca reflexão para tema de concurso publicitário na Unimar

“Eu não conhecia o trabalho da MATRA e, apesar de morar em outro município da região, achei muito interessante. Trazendo transparência, muitas informações relevantes aos moradores e dando voz a muitas pessoas que não teriam a mesma força se estivessem sozinhas”, concluiu a estudante. Ela conquistou, em grupo, dois segundos lugares no concurso com um cartaz e um vídeo institucional.

Matra 18 anos

“Nós entendemos que o mercado hoje quer um profissional que tenha essas experiências, então valoriza muito o curso ter isso de forma institucionalizada, porque ajuda na formação do profissional. Os trabalhos foram muito bons, focados no objetivo que a MATRA passou e as peças produzidas nos deixam orgulhosos, tanto do trabalho desenvolvido pelos nossos alunos, quanto pela MATRA em Marília”, concluiu a professora Débora Otoboni, da UNIMAR.

“Ver algo realizado sempre nos dignifica cito, como exemplo, a Praça São Bento, que estava abandonada e foi restaurada por uma iniciativa da MATRA junto ao Ministério Público e o Judiciário, que obrigou a Prefeitura a fazer os reparos no espaço público. Mas ver o reconhecimento por parte da Professora Débora Otoboni, juntamente com seus alunos, que realizaram um trabalho de pesquisa e produziram belos vídeos e cartazes, representou para todos nós da MATRA, sem falsa modéstia, um orgulho muito grande. Mas, também, um incentivo para que, cada vez mais e voluntariamente, nos esforcemos para uma Marília sempre melhor para todos”, disse Edgar Candido Ferreira, Vice-Presidente da MATRA.

Matra é tema em concurso publicitário na Unimar
Aos 18 anos de atividade, Matra é tema em concurso publicitário na Unimar

Não por acaso, a MATRA difunde há quase duas décadas o conceito de que todos precisamos estar atentos à coisa pública e participar, na medida do possível.

Quando a sociedade compreender que o que é público é de TODOS e parar de tratar como se não fosse de NINGUÉM, muita coisa vai melhorar.

Lembre-se, cidadão, que Marília tem dono: VOCÊ! E a MATRA está aqui para lutar para que permaneça assim.