Representantes do Centro de Oncologia da Santa Casa de Marília participaram em Brasília de uma audiência na Câmara dos deputados e do Fórum Global para discutir prevenção, desburocratização e melhoria no atendimento a pacientes.
O encontro teve participação de representantes de unidades de tratamento em todo o país.
A médica Lia Rachel Gáspari, coordenadora assistencial do Centro de Oncologia, representou a entidade de Marília com o coordenador administrativo, Elton Turola.
“Tenho 20 anos de Oncologia. É uma das primeiras vezes que a gente vê a visita in loco em nossas unidades para entender a nossa realidade, saber o que está acontecendo na ponta. Porque a política, em si, às vezes é muito bonita, mas a prática não é o que a gente espera”, disse a médica.
Lia Gáspari representou também o Hospital Regional de Assis e apontou dificuldades de trabalho no sistema público por conta da burocracia.
“Têm coisas que a gente precisa melhorar para que tudo possa acontecer da forma mais ágil, fácil e adequada aos pacientes.”
Elogiou a iniciativa pela visão da Oncologia e destacou a importância da prevenção primária e mudança de hábitos.
“Não impacta só no câncer, mais na obesidade, no diabetes e na hipertensão, com a redução de gastos de saúde pública, implementando assim estes valores que vão trazer mais retorno para a nossa população.”
A viagem permitiu ainda participação no Fórum Global 2024 que discutiu “Implementação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer”.