O médico e professor da Famema (Faculdade de Medicina de Marília) Gilson Caleman e a enfermeira Renata Andre Pietro de Viana, formada pela faculdade, participam com artigos em uma coleção especial produzida pelo Conass (Conselho Nacional de Secretários da Saúde) e pela Organização Pan-Americana de Saúde sobre a Coid-19.;
São seis volumes com coletânea de artigos preparados por integrantes de diversas áreas do conhecimento para discutir as lições, perspectivas e efeitos da pandemia para o SUS e para o País.
Participar da obra não é pouco. Foram convidados mais de 190 autores. Na lista, encontram-se ex-ministros da Saúde, parlamentares, juízes, professores, jornalistas, representantes de órgãos de controle e integrantes de instituições internacionais.
Gilson Caleman é doutor em medicina interna e terapêutica e participa em dois artigos no segundo volumes, Planejamento e Gestão.
Assina o artigo “O Planejamento Estratégico Situacional em Tempos de Crise”, produzido com mais autoras, especialistas em diferentes áreas. Participa também no artigo Compatibilidade dos Planos – Estadual e de Contingência – no Cenário da Pandemia da Covid-19 com as mesmas autoras.
Tem 67 anos. É formado pela Santa Casa de São Paulo com doutorado pela Escola Paulista de Medicina, a Federal de São Paulo, e chefe da disciplina Administração do Planejamento de Serviços de Saúde na Famema.
“Foi muito importante. A maioria dos autores são referência, autores de relevância. Foi com prazer, maneira de tentar contribuir, é um conhecimento dado para todo mundo. O Conass disponibiliza para todos. A Ideia é essa mesmo, fomentar conhecimento e ajudar”, disse o médico ao Giro Marília.
São estudos técnicos, de formação e orientação de profissionais e de análise da epidemia e dos cenários. Não envolvem discussão política sobre acertos ou erros dos governos.
Caleman chegou ao projeto depois de coordenar junto ao Conass uma proposta de planejamento estratégico das 27 secretarias estaduais da Saúde no país, em conjunto com ministério da saúde
“Importante também levar o nome da Famema, que no cenário nacional é muito respeitada e reconhecida”, diz o médico.
Renata Pietro, que foi presidente do Conselho Regional de Enfermagem, assina artigo no Volume 5, sobre Acesso e Cuidados Especializados. É autora de Saber Ser, Agir e Fazer: A Tríade para o Cuidado Seguro ao Paciente com Covid-19.
O texto aborda o cenário de atuação e o protagonismo da enfermagem no ambiente da terapia intensiva durante a pandemia da COVID-19.
“A liderança do enfermeiro mostra-se caracterizada por três importantes saberes: o saber fazer, o saber agir e o saber ser. Esses pilares possibilitam as ações e a assistência de enfermagem permeada por conhecimentos, habilidades e atitudes”, diz a enfermeira, nascida em Garça e formada em Marília.
A coleção está disponível para acesso gratuito na internet e os livros podem ser baixados de forma individual.