Marília

MEIs representam 73% de novas empresas abertas em 2023 em Marília

MEIs representam 73% de novas empresas abertas em 2023 em Marília

Balanço divulgado pelo Centro de Pesquisa e Informação da Diretoria de Desenvolvimento Econômico aponta que Marília chegou a 587 empresas e 1596 MEIs (Microempresas Individuais) abertas nos 12 meses de 2023.

Os microempreendedores representam pouco mais de 73% das empresas abertas, uma tendência que acompanha cenário nacional e que explodiu durante a pandemia.

O secretário Nelson Mora disse que o pico foi registrado em julho, mês que apresentou o balanço de 61 empresas e 228 MEIs.

Juntas as empresas incluem declaração de capital de R$ 75 milhões, por meio da abertura de CNPJs. No geral, o município chegou a 2.183 novas empresas.

Não há dados sobre empresas fechadas. Muitas vezes a baixa na documentação ocorre muito depois de as empresas encerrarem atividades.

O número de de MEIs registradas mostra impacto de profissionais que se tornam pessoas jurídicas, o que pode incluir desde desempregados em nova atividade até novos empreendedores.

“A formalização de MEI oferece diversas vantagens ao trabalhador, como baixo custo mensal de tributos (INSS, ISS e ICMS) em valores fixos, pode emitir nota fiscal e usufrui de direitos e benefícios previdenciários: aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, salário maternidade e pensão por morte (para família)”, explicou o secretário.

A região do centro de Marília foi a que mais registrou aberturas de CNPJ em 2023, com 26,2% do total, seguido da zona Leste (23,9%), zona Norte (20,5%), zona Sul (15,8%) e região Oeste (13,4%).