Marília

Metodologia inovadora e tecnologia diferenciam ensino no Univem

UNIVEM evoluiu todo o seu sistema educacional com base nos princípios das metodologias ativas e no uso de tecnologias da Educação 4.0
UNIVEM evoluiu todo o seu sistema educacional com base nos princípios das metodologias ativas e no uso de tecnologias da Educação 4.0

A sociedade contemporânea exige a formação de profissionais com habilidades ligadas a autonomia, competências múltiplas, capacidade de aprender, adaptação a situações novas, criação e promoção de transformações nas organizações.

Essas competências e habilidades são desenvolvidas no conceito da Educação 4.0, que já vem sendo discutido a partir da chamada Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0, que começa a utilizar tecnologias disruptivas no processo ensino-aprendizagem, tornando os ambientes de educação cada vez mais autônomos e digitalizados, fazendo com que os professores e alunos envolvidos nesse processo tenham cada vez mais o perfil de agentes protagonistas e que atuam de forma colaborativa.

Neste contexto, o Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM evoluiu todo o seu sistema educacional com base nos princípios das metodologias ativas e no uso de tecnologias da Educação 4.0. O UNIVEM, reconhecido nacionalmente pela sua tradição, está se consolidando como uma instituição protagonista no âmbito nacional na formação de profissionais empreendedores e “digital” e que está apontando os próximos passos da educação brasileira, se juntando às principais instituições do país e do mundo na definição daquilo que será reconhecido como a Educação do século XXI.

Esse processo vem acompanhado dos desafios que a educação está encontrando nos últimos anos, em que o modo como os alunos estudam e os professores ministram as suas aulas está sendo transformado. Aquelas aulas 100% teóricas sem uma relação com a prática profissional não estava mais atendendo aos anseios do mercado de trabalho, tampouco dos próprios estudantes.

Ambientes de empreendedorismo e inovação do UNIVEM posicionam a instituição como única da região com ambientes credenciados ao Governo de São Paulo, transformando projetos acadêmicos em negócios de sucesso

Diante deste cenário, o UNIVEM vem transformando seu modelo de ensino nos últimos anos em uma aprendizagem significativa, com o uso da educação empreendedora, metodologias ativas e tecnologias educacionais para tornar o processo de ensino mais próximo da realidade dos alunos e do mercado de trabalho. Esse movimento vem acompanhado da adesão de plataformas educacionais digitais, que aproximam professores e alunos nos desafios impostos pela sociedade atual.

O novo modelo de Educação 4.0 vem seguido de algumas ações que estão tornando o UNIVEM uma instituição de vanguarda na adoção de tecnologias e metodologias inovadoras no Ensino Superior em todo o país. Os ambientes de empreendedorismo e inovação do UNIVEM, o Centro de Inovação Tecnológica de Marília – CITec-Marília, o Centro Incubador de Empresas de Marília – CIEM e o InnovaSpace Coworking, além de posicionar o UNIVEM como única instituição da região a ter esses ambientes credenciados ao Governo de São Paulo, possibilita que as competências baseadas no empreendedorismo e inovação sejam aplicadas no CITec-Marília e CIEM, os maiores ambientes de inovação do Estado de São Paulo, transformando projetos acadêmicos em negócios de sucesso.

A Educação Empreendedora é um dos fundamentos do modelo da Educação 4.0 do UNIVEM, como relata o Pró-Reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional do UNIVEM, Prof. Dr. Elvis Fusco: “O Ensino Superior deve ter duas premissas chave, que é a empregabilidade e o empreendedorismo. Esse novo modelo de ensino do UNIVEM é guiado por essas duas premissas, fazendo com que a nossa formação seja muito mais completa e conectada com o mercado de trabalho. No contexto do empreendedorismo, temos a educação empreendedora como uma importante vertente no processo do ensino, para dar as bases para que os nossos alunos possam criar startups e empreender, sendo vetores de transformação da sociedade”.

Outra ação a ser destacada, está a criação do Laboratório de Tecnologias para Educação 4.0, responsável por desenvolver e implantar tecnologias nos processos educacionais de toda a instituição.

“Vinculado ao aspecto do empreendedorismo, criamos neste ano o programa de Open Innovation, organizado pelo Laboratório de Tecnologias para Educação 4.0, que realizou a primeira edição do Hackathon UNIVEM Digital, com a temática de Educação 4.0. Esse evento propiciou aos nossos alunos desenvolverem projetos reais que podem ser aplicados a Educação, sendo apoiados por especialistas e mentores. A experiência foi muito interessante, ao demonstrar como os alunos quando estimulados são muito criativos e capazes de criar ideias muito interessantes de produtos e de negócios”, complementa o Pró-Reitor Elvis Fusco.

O Prof. Caio Saraiva Coneglian, coordenador do laboratório e professor dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do UNIVEM, afirma que: “A criação do Laboratório de Tecnologias para Educação 4.0 demonstra o pioneirismo do UNIVEM na transformação do modelo educacional de Ensino Superior em todo o país. O laboratório neste ano já executou diversas ações que estão auxiliando o processo de formação dos alunos. Duas ações que podem ser destacadas foram a adoção da Inteligência Artificial no ensino, para vermos os estudantes como um todo, considerando as suas habilidades socioemocionais, como liderança e comunicação, e a criação da Plataforma de Projetos Tecnológicos para Órgãos Públicos e Entidades do Terceiro Setor, em que os projetos serão desenvolvidos pelos alunos da graduação, aproximando estes estudantes de projetos práticos e reais”.

Para ampliar a formação na área do Direito, esta semana, o UNIVEM inaugurou o Legal Innovation Lab que segundo Elvis Fusco, “vai inserir os alunos do Bacharelado, Especialização e Mestrado em Direito nesse movimento de inovação e do empreendedorismo digital. Por meio do Lab, vamos gerar inovações que poderão ser incubadas na incubadora do Centro de Inovação Tecnológica mantido pelo UNIVEM, o CITec-Marília, por meio do InnovaSpace Coworking.”.

Criação do Laboratório de Tecnologias para Educação 4.0 demonstra o pioneirismo do UNIVEM na transformação do modelo educacional de Ensino Superior em todo o País

Todo esse movimento e processo da Educação 4.0 no UNIVEM só pode ser aplicado quando apoiado por metodologias de ensino e capacitação dos docentes, como relata a Profa. Dra. Raquel Ferraroni Sanches, Pró-reitora Acadêmica do UNIVEM. “O UNIVEM está investindo muito nos docentes e em estruturas adequadas para a realização deste processo de mudança em seu modelo educacional. Temos novos laboratórios, com tecnologias de ponta, junto com professores de alta performance, que estão conectados com o mundo atual e com as mudanças que a sociedade está passando”.

“Todo esse movimento é natural, quando estamos olhando para as necessidades de nossos alunos e do mercado de trabalho, e como o UNIVEM tem feito esse movimento desde o seu início, a transformação torna a instituição pioneira e referência em todo o país. Desta forma, os resultados que estamos obtendo neste ano, foram extraordinários, e mostraram como a educação significativa e que atende aos anseios do mercado de trabalho pode tornar nossos alunos muito mais preparados e inovadores, prontos para participarem deste momento de grandes mudanças pelo qual a sociedade está passando”, explica a Pró-reitora.

Segundo o Reitor do UNIVEM, Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares, “a mudança de paradigma na educação promovida de forma única pelo UNIVEM tem trazido grandes resultados não somente para a instituição e seus alunos como também para a cidade de Marília. Recebemos recentemente os resultados da avaliação do Ministério da Educação que nos posicionou como a melhor instituição de ensino de Marília na educação a distância e entre as melhores do país no ensino presencial. Marília, por meio dos ambientes de inovação que mantemos, foi credenciada como cluster de TI, entre os 3 melhores do Estado, lançamos nesta semana o Ecossistema de Inovação Jurídica de Marília, único no país, e estamos finalizando o credenciamento do Cluster de Alimentos de Marília, único no Estado de São Paulo”, comemorou o Reitor do UNIVEM.