O Ministério da Saúde habilitou o Hospital das clínicas de Marília, a autarquia estadual HCFamema, para receber as atividades do Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde) na área de boas práticas na cardiologia.
A proposta de Apoio à Implantação das Boas práticas na Atenção à Cardiologia e Urgências Cardiovasculares tem o objetivo de qualificar em serviço a gestão de manejo clínico na linha de atenção à cardiologia e urgências cardiovasculares.
Permite monitoramento do uso de ferramentas conectadas e interativas e da implantação de diretrizes assistenciais em cardiologia. O projeto atinge também sistema Pré-Hospitalar, nas Unidades de Pronto Atendimento e deve ser estendido na região. O HC Famema está entre 15 hospitais selecionados para participar.
O PROADI-SUS, foi criado em 2009 com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde.
O projeto é executado a partir de seis grandes hospitais que são referência em qualidade médico-assistencial e gestão: Hospital Alemão Oswaldo Cruz; Beneficência Portuguesa de São Paulo; Hcor; Hospital Israelita Albert Einstein; Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês.
O HC Famema será acompanhado por uma equipe da Beneficência Portuguesa, que já atua na cidade com o programa Lean nas práticas de urgência e emergência.
O projeto permite qualificar em serviço a gestão de manejo clínico na linha de atenção à cardiologia e urgências cardiovasculares por meio do monitoramento do uso de ferramentas conectadas e interativas e da implementação de diretrizes assistenciais em cardiologia.
O resultado é acesso à serviços e profissionais especializados, manejo e resolutividade em tempo adequado e potencial redução da morbimortalidade de pacientes cardiopatas.
O conjunto de medidas envolve apoio ao diagnóstico com uso de ferramentas conectadas e interativas; laudos de Eletrocardiogramas com alterações clínicas relevantes; apoio à decisão clínica nas unidades de pronto atendimento e na decisão clínica cardiológica.
É direcionado a pacientes com mais de 18 anos com diagnóstico de Síndrome Coronariana Aguda, angina instável, Infarto agudo sem supradesnivelamento do segmento ST (IAM s SST) ou infarto agudo com supradesnivelamento do segmento ST (IAM c SST)