Marília

Ministro do STJ abre 9º Congresso de Pesquisa Científica do Univem

Reitor do UNIVEM, Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares. Destaque ao trabalho do Ministro do STJ, Dr. Reynaldo Soares da Fonseca
Reitor do UNIVEM, Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares. Destaque ao trabalho do Ministro do STJ, Dr. Reynaldo Soares da Fonseca

O 9º Congresso de Pesquisa Científica: Humanismo, Empreendedorismo, Tecnologia, Inovação e Ética, realizado pelo UNIVEM, contou com a presença do Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Dr. Reynaldo Soares da Fonseca, que discorreu sobre o tema “Direitos Fundamentais no Brasil: efetivação e judicialização”. Na oportunidade foi lançado o livro “Fraternidade e Jurisprudência – Uma Análise Hermenêutica” – Ensaios em Homenagem ao Ministro Reynaldo Soares da Fonseca, Editora Letras Jurídicas.

Durante o evento foram apresentados, em números e qualidade, o impacto de ideias, tecnologias, métodos e processos que adotam em sua concepção requisitos essenciais como empreendedorismo, tecnologia, inovação e ética, apresentando no âmbito regional e nacional estudos de casos que se destacam como soluções nestas linhas de pesquisas, desenvolvimento e implantação.

Evento apresentou trabalhos e discorreu sobre ética, fraternidade e jurisprudência

Segundo destacou o coordenador do Programa de Mestrado em Direito do UNIVEM, Prof. Dr. Lafayette Pozzoli, é imprescindível que as publicações gerem impacto na sociedade. “Nos dias de hoje, uma dissertação, uma tese, tem que ter um impacto social, tem que ajudar a sociedade a ser melhor”, frisou.

Segundo o Ministro, reestabelecer a cultura da paz e do diálogo nos processos judiciais é o desafio para o século XXI. “A cultura do diálogo e da paz tem que ser devolvida para a sociedade. A solução pacífica para as controvérsias é uma promessa constitucional. Nós somos cidadãos cheios de direitos e precisamos resgatá-los. Hoje, são mais de 100 milhões de ações no judiciário brasileiro, e somos 210 milhões de pessoas habitando esse País. Portanto, alguma coisa está errada. Por meio da cultura da mediação, conciliação e justiças restaurativas poderemos resgatar esses direitos fundamentais”, frisou.

Coordenador do curso de Direito do Univem, Dr. Edinilson Donisete Machado; pró-reitora Acadêmica, Raquel Ferraroni Sanches; ministro do STJ. Reynaldo Soares da Fonseca e o coordenador do Programa de Mestrado Univem,. Lafayette Pozzoli

Para a Pró-reitora Acadêmica do UNIVEM, Prof.ª Dr.ª Raquel Ferraroni Sanches, inúmeras pesquisas do Mestrado em Direito do Centro Universitário tem se norteado pelo viés da ética, da solidariedade e da fraternidade, muito alinhado com os valores da instituição.   

Presente ao 9º Congresso de Pesquisa Científica do UNIVEM, o Reitor do UNIVEM, Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares, destacou a presença do Ministro do STJ, Dr. Reynaldo Soares da Fonseca e reforçou a missão da instituição de promover a comunicação que permite “falar sobre paz, amor e fraternidade como uma das funções da nossa instituição. Nada melhor que o curso de Direito para implementá-las na sociedade, e o Ministro Dr. Reynaldo aplica isso no Tribunal da Cidadania em Brasília, de forma que estamos trazendo para nossos alunos a teoria aplicada na prática”, afirmou.

Contribuíram com a organização do evento neste ano de 2019 o Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM, a Faculdade João Paulo II – FAJOPA, a Faculdade de Tecnologia de Garça – FATEC  e a Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA.

O 9º Congresso de Pesquisa Científica do UNIVEM trouxe ainda a palestra “Liberdade de expressão e combate à corrupção”, ministrada pelo Prof. Dr. Horácio Wanderlei Rodrigues, docente do UNIVEM e um dos principais nomes sobre o ensino jurídico do País.