Hoje, 13 de maio, é o Dia de Nossa Senhora de Fátima, data que celebra a primeira aparição da virgem Maria para três crianças, pastores, na cidade de Fátima, em Portugal, hoje centro de peregrinação de fieis. A data será lembrada com programa especial de missas na paróquia em devoção à santa na cidade.
Às 12h acontece o terço. Às 16h haverá a missa dos enfermos e às 19h30 a missa solene, com coroação de Nossa Senhora.
Segundo os relatos dos seguidores, a santa fez repetidas aparições para as crianças, Lúcia de Jesus dos Santos (10 anos), Francisco Marto (9 anos) e Jacinta Marto (7), identificando-se como Nossa Senhora do Rosário, e deixado mensagens com apelo à oração e ao sacrifício oferecido a Deus por amor e conversão dos pecadores.
Lúcia, que tornaria-se religiosa quando adulta, relatou que a santa convidou-as a voltarem ao mesmo sítio no dia 13 dos próximos cinco meses. As três crianças assistiram a outras aparições no mesmo local em 13 de junho, 13 de julho e 13 de setembro.
“Para mim, este apelo é como que a norma básica de toda a Mensagem, que começa por introduzir-nos num plano de fé, esperança e amor: Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-vos. É aqui que assenta a base fundamental de toda a nossa vida sobrenatural: viver de fé, viver de esperança, viver de amor”, diz mensagem deixada por irmã Lúcia.
Além das celebrações religiosas de hoje, o aniversário de aparições da santa será lembrado com uma festa da padroeira na sexta, sábado e domingo, ao lado da paróquia no bairro Fragata, em Marília. Será a oitava festa da padroeira promovida pela paróquia, que fica na R. Mal. Deodoro, 387.