Marília

Monitoramento de casos de Covid atinge 2.626 e une faculdades em Marília

Monitoramento de casos de Covid atinge 2.626 e une faculdades em Marília

A Central de Monitoramento Covid da Secretaria Municipal de Saúde, que acompanha e orienta pacientes com exames positivos para coronavírus, atingiu 2.297 pacientes das Unidades Sintomáticas e 329 pacientes provenientes de altas hospitalares.

O atendimento é um projeto inovador que integra três das principais instituições de ensino em Marília: Unimar, Famema e Univem. Os profissionais da Central ligam diariamente para os pacientes para acompanhar evolução do tratamento e recuperação.

A Central funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h, na Secretaria Municipal da Saúde.As ligações foram aperfeiçoadas com a aquisição de dez novos aparelhos de celular cedidos pela Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU) da Unimar.

A gestora da ABHU, Márcia Mesquita Serva Reis, disse que é importante colaborar com projetos promovidos pela Secretaria Municipal de Saúde no enfrentamento da Covid.

Além da ABHU, a Secretaria Municipal da Saúde conta, ainda, com a parceria dos alunos do 5º ano do Curso de Medicina da Famema (Faculdade de Medicina de Marília).

O Sistema foi elaborado pelos alunos do Curso de Sistemas de Informação da Univem que venceram o Concurso “Hackathon pela Vida”, promovido pela Life, em parceria com a Asserti, a Unimed, a Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília) e o Covidas.

O pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional do Univem e presidente da Asserti, Elvis Fusco, a cidade de Marília tem sido impactada pelo seu ecossistema de inovação e tecnologia, por meio de projetos como esse. Para maiores informações acessar https://www.facebook.com/watch/?v=658304458387670.

A central é coordenada pela médica Deborah M. Kriguer, do programa de Saúde da Família e Comunidade, e conta com uma equipe multidisciplinar composta por 15 profissionais como dentista, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, educador físico e fonoaudiólogo, entre outros.

“Estamos vivenciando momentos de enriquecimento profissional com as ligações diárias, recebendo carinho da população sempre disposta a nos atender e nos responder às perguntas. Costumo dizer que está sendo bom para quem é monitorado, mas ainda melhor para nós, os monitores”, diz a médica Deborah Kriguer.

Um grande potencial desta equipe é acolher os pacientes e seus familiares por meio de uma escuta qualificada, propiciando conhecimento e segurança para melhor enfrentamento da pandemia. Para o Secretário da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, as ações fortalecem o trabalho em Rede.