Uma denúncia anônima levou policiais militares ambientais a descobrir estrutura de rinha de galo e animais com sinais de maus-tratos e violência em uma propriedade rural no Jardim Esplanada, na zona Sul de Marília. A ação na manhã de domingo (11) apreendeu 16 animais com ferimentos de luta.
O morador do local, com 61 anos, foi multado em R$ 48 mil e ainda responderá pelo crime de maus-tratos. Segundo a Polícia Militar Ambiental, ligação anônima delatou que um sítio no final estaria sendo utilizado para disputa de rinha de galos.
Nas buscas pelo local, os policiais militares ambientais encontraram quatro galos Índio muito debilitados e com ferimentos na cabeça e pescoço. Não flagraram atividade da rinha, mas identificaram outros indícios da exploração.
A ação também localizou mais 12 animais sendo mantidos em viveiros de madeira. Os galos estavam com barbelas e esporas cortadas, sinais de luta e machucados pelo corpo.
Os Policiais militares ambientais apreenderam ainda no sítio um rebolo – cercado que serve como área para a disputa entre os galos – com sinais de uso recente. Embora a prática seja proibida, é fácil encontrar o material à venda na internet e identificar usuários com pedidos e compras.