Marília

Moradores acusam invasões, danos e furtos em blocos ainda ocupados no CDHU

Moradores acusam invasões, danos e furtos em blocos ainda ocupados no CDHU

Moradores que ainda ocupam apartamentos de blocos em fase de desocupação no conjunto Paulo Lúcio Nogueira, na zona sul, denunciam invasões, danos, medo e preocupações com furto de fios, peças de metal, louças e outros materiais em unidades desocupadas.

Mensagens divulgadas por aplicativos de mensagens incluem vídeos com apartamentos sem fiação e com imagens de danos como portas arrombadas.

O Giro Marília teve acesso a algumas mensagens em que moradores mostram o medo. Um deles disse à reportagem que á houve ameaças contra moradores que reclamaram.

A preocupação envolve questões de segurança, como invasões ou mesmo situações de risco pelos danos na rede elétrica, mas também de condições de convivência, por falta de luz ou água.

“Eles tiram fios, as caixinhas de metal, quebram paredes. Ate vaso sanitário furtam em alguns casos”, disse o morador.

A desocupação é feita de forma escalonada de acordo com pagamentos, acesso aos valores de mudança e locação social e prazo para saída.

Assim mesmo que o bloco todo esteja no processo de desocupação, a saída dos moradores não é toda ao mesmo tempo. Há ainda casos de moradores que retiram seus bens aos poucos.

“Tem apartamento que foi invadido e ainda tinha coisas dos moradores no local”, disse o morador. Veja abaixo um vídeo que circulou em grupo de mensagens.

DESOCUPAÇÃO

Segundo a prefeitura, 28 dos 44 blocos de apartamentos já foram desocupados e a expectativa é concluir o cronograma antes do término previsto inicialmente – início de agosto –.

Além das novas queixas sobre segurança, o processo de desocupação enfrenta criticas por denunciadas de atraso na liberação de recursos para a saída.

Um comunicado divulgado nesta segunda-feira anuncia regularização dos casos até amanhã, terça.

Diz que os pagamentos são feitos com depósitos ou cheques administrativos e que foram identificados cheques não retirados e depósitos em contas de terceiros indicados pelos moradores e que teriam atrasado os repasses.

Informou que dúvidas podem ser esclarecidas na central de atendimento da CDHU, (18) 99612-2265 ou através do site www2.marilia.sp.gov.br/cdhu.