O temporal da noite deste domingo deixou riscos e preocupações extras para moradores de uma ocupação no Parque das Vivendas, na zona Oeste de Marília.
A região foi a mais atingida pelo temporal e sem condições de escoamento as casas sofreram com erosão e ameaças à estrutura.
Segundo moradores, o problema foi agravado por despejo irregular de entulho que prejudicou o escoamento da chuva e ainda canalizou a enxurrada para a área dos imóveis. Há pouco mais de 20 famílias no espaço.
As casas ocupam uma área da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) e desde 2017 os moradores esperam uma solução em habitação popular para regularização do espaço ou mudança.
O Conselho de Habitação já tentou acordos e medidas oficiais para garantir atendimento às famílias mas a discussão não avançou.
“Precisamos de uma ajuda urgente. Não temos pra onde ir, Mas uma chuva e tudo vai pro buraco”, disse um dos moradores em mensagem após o temporal.
CONDOMÍNIO
[movie_id#605]
O temporal também provocou inundação e danos em um condomínio do Jardim Califórnia. Vídeos distribuídos nas redes sociais mostram danos em muros, áreas de alagamento na garagem e um espaço com crianças assustadas que seria o salão de festas.
Segundo as postagens, a inundação atingiu o local durante uma festa infantil. A água quase chegou ao nível das janelas.
RODOVIA
[movie_id#606]
A chuva também castigou motoristas que usaram a rodovia do Contorno e a SP-333 em direção a Lins. O acesso a bairros como Santa Antonieta e Altos do Palmital ficou coberto com água. Muitos motoristas que usavam a rodovia tiveram que parar no posto Gigantão para esperar fim da chuva e escoamento.
Procurada durante a tempestade, a Entrevias admitiu um ponto de alagamento no km 457, também na zona oeste.