Marília

Morre em Marília o educador Domingos Viggiani

Professor Domingos Viggiani em um dos últimos encontros no Rotary Marília Leste – Alê Custódio/Giro Marília
Professor Domingos Viggiani em um dos últimos encontros no Rotary Marília Leste – Alê Custódio/Giro Marília

Faleceu na manhã desta quinta-feira em Marília o professor Domingos Viggiani, 93, ex-vice-diretor da Faculdade de Ciências, Filosofia e Letras de Marilia, hoje Unesp, governador do distrito 4510 do Rotary Club (1984-1985) e um dos mais atuantes ativistas do clube.

O comunicado  foi feito por uma neta, Tatiana Sornas Viggiani, em um breve mensagem pelo Facebook e provocou repercussão com mensagens de público tão diversificado quanto a atuação do professor. Ex-alunos, companheiros de Rotary, amigos da família manifestaram pesar pelas redes sociais.

Viggiani ocupou a vice-direção da Unesp em dois períodos: entre outubro de 1965 e setembro de 1966 e entre agosto de 1971 e setembro de 1975. Lecionou na instituição entre 1964 e 1980, quando aposentou-se.

Professor de matemática e estatística, Viggiani era Doutor em Ciências e após sua aposentadoria na Unesp foi também professor de bioestatística na Faculdade de Medicina de Marília.

Domingos Viggiani era casado com Alaíde Dagmar Fogaça Viggiani e teve quatro filhos – Antonio César, João Vicente, Luiz Fernando e Olga Maria. Nos últimos meses enfrentou diferentes problemas de saúde consequentes da longevidade, como dificuldades de movimento e alguma perda de memória.

Tornou-se rotariano no final dos anos  60, pouco depois da fundação do Rotary Club de Marília-Leste, o segundo mais antigo da cidade. Ocupou diferentes funções no clube até ser indicado governador do Distrito, que envolve trabalho em clubes das regiões de Marilia, Bauru e Presidente Prudente.

Esta atuação deu a ele um leque ainda maior de amigos e relacionamentos, que mostraram força pela procura de informações após comunicado do falecimento nesta quinta. Manteve sua atuação até meados deste ano.

Sua história rendeu uma homenagem permanente: empresta o nome a uma honraria que o clube entrega todos os anos a pessoas da cidade que se destacam em serviços humanitários, a Menção Domingos Viggiani

O velório será feito na sala 7 do Velório Municipal e o sepultamento está marcado para 10h30 desta sexta-feira (6)

REPERCUSSÃO

“Era um mestre em termos de cultura, não só de Rotary, onde era um ícone no clube, brilhante e um ícone também fora, um mestre com grande capacidade de aglutinar pessoas” – José Augusto Amadeu, empresário e presidente do Rotary Club de Marília-Leste.

“Tivemos muito contato em função do clube, ele era um grande estudioso de Rotary, membro do Colégio de Governadores do Distrito 4510, promoveu grande colaboração e participação com cartas mensais” – Maura Amábile Fagundes de Queiroz, governadora do Rotary Distrito 4510 (2004-2005)

“Já o conhecia antes de entrar no clube e depois disso criamos uma amizade muito forte, que foi além do clube” – Antonio Caram, bancário aposentado e ex-presidente do Rotary Marília-Leste

“Gostaria de deixar um pensamento de Drummond, ao querido amigo e professor Viggiani: “O professor disserta sobre o ponto difícil do programa. Um aluno dorme Cansado das canseiras desta vida. O professor vai sacudi-lo? Vai repreende-lo? Não. O professor baixa a voz,com medo de acorda-lo.” Que Deus na sua infinita bondade traga muita paz a todos seus familiares. – Onivaldo Gigliotti, administrador de empresas, amigo e ex-aluno

“Era um amigo de 30 anos, uma amizade formado principalmente pelo trabalho de Rotary mas que evoluiu para foram do clube, envolveu até relação como cliente e de contato com sua família. Uma personalidade, uma perda para a cidade toda” – Hederaldo Benetti, empresário.