Marília - O ex-delegado Seccional de Polícia Civil Lourival Luiz Viana morreu neste domingo, 13, aos 85 anos após longa carreira pública como servidor público além de advogado na cidade e região.
Nascido em Pirajuí em 21 de agosto de 1939, era filho do carcereiro Adolfo Luiz Viana e da enfermeira Izabel Rapinini Viana.
Chegou a Marília ainda criança com a transferência do pai para trabalhar na cidade. A mãe atuou com destaque em serviços de saúde.
Ingressou na Polícia Civil em 1959. Foi investigador, escrivão e depois delegado. Chegou à classe especial, maior posto na carreira, e comandou a Seccional e a Regional de Polícia em Marília.
Durante sua gestão, a cidade instalou estruturas como 3º, 4º e o 5º distritos policiais. Instalou ainda serviços especiais como a DIG (Delegacia de Investigações Gerais) e a Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes).
Advogado e alvo de homenagens
Após sua aposentadoria, em 1996, passou a atuar como advogado, especialmente na área criminal. Seguiu na área por muitos anos.
Também atuou em entidades como a Sociedade Em 2003 recebeu o título de Cidadão Mariliense pela Câmara de Marília.
Casado com Janice de Melo Viana, teve três filhas: Valéria, Valkíria e Vânia. Teve ainda netos.
A família não divulgou as causas da morte. A despedida ocupa a sala 1 do Velório Municipal e o sepultamento deve acontecer às 17h deste domingo.