Marília

Morre ex-prefeito Theobaldo de Oliveira Lyrio, primeiro mariliense no cargo

Morre ex-prefeito Theobaldo de Oliveira Lyrio, primeiro mariliense no cargo

Ex-prefeito de Marília, Theobaldo de Oliveira Lyrio faleceu nesta quarta-feira em Marília aos 91 anos por causas ainda não divulgadas.

Nascido em 24 de outubro de 1932, foi o primeiro mariliense a ser eleito prefeito de Marília, com 22.851 votos, 62% do total de votos válidos. Cumpriu mandato entre 1977 e 1983.

Era filho do Capitão Adorcínio de Oliveira Lyrio, contador, que chegou a Marília em 1928 e foi prefeito na cidade. Ele dá nome ao denomina o Paço Municipal de Marília e administrou a cidade de 1952 a 1955.

Seu mandato marca alguns pontos históricos para a cidade, como a implantação do bairro Nova Marília e a construção do Teatro Municipal.

Em uma entrevista à Comissão de Registros Históricos um ano depois de deixar o cargo, Theobaldo disse que tinha convite para manter a carreira política, mas que desistiu para ficar com a família.

“Meu filho mais velho me disse: faz dez anos que não tenho pai. Me fez pensar aquela noite, fui dormir, acordei com uma decisão. Já deu meu quinhão à Marília, dez anos no executivo. Agora vou cuidar de minha família.”

A decisão não afastou Theobaldo totalmente dos debates, da memória e participação, como consultor ou como cidadão, em mandatos diferentes na prefeitura. “Valeu a pena, é uma grande honra ser prefeito de Marília.”

Theobaldo foi também diretor do Daem e da Codemar, na época a principal estrutura de obras de desenvolvimento na prefeitura de Marília.

Casado com Lucy Godoy, falecida em 2021, teve quatro filhos – Marcelo Lyrio, Silvia Lyrio, Renato Lyrio e Lilian Lyrio -.

“Hoje se encerra mais uma vida terrena. Theobaldo de Oliveira Lyrio Um homem que lutou pela família, pela cidade, pelos amigos. Ótimo marido, pai, avô, agora bisavô, tio e filho. Um exemplo a ser seguido, como poucos que conheci! Que Deus o receba de braços abertos meu pai”, divulgou Renato em redes sociais.

Em nota oficial de pesar, a prefeitura informa que será decretado luto oficial na cidade. A despedida será feita na sala 3 do Velório Municipal e o sepultamento foi marcado para 15h30 no Cemitério da Saudade.