Faleceu no início da tarde deste sábado na Santa Casa o ex-presidente da Câmara de Marília, Felipe Elias Miguel, 94. Gerente e diretor do grupo expresso de Prata, pioneiro na cidade, o ex-vereador sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) no início da semana e estava internado em estado grave.
Nascido em Tatuí no dia 14 de fevereiro de 1922, Felipe Elias Miguel mudou ainda criança para a cidade e aqui fez uma história de vida, envolvimento com instituições sociais, atividade política que renderam a ele quatro mandatos como vereador (1949-1951, 1983-1988, 1989-1992 e 1993-1996).
Foi presidente do Legislativo no biênio 1987-1988 e em 1992. Em 1999 recebeu da Câmara o título de Cidadão Mariliense, em iniciativa do vereador e advogado Herval Rosa Seabra, atual presidente da Casa.
“Falar sobre o Felipe envolve dois aspectos: como pessoal um sujeito muito agradável, educado, dedicado a família e como homem público um político à moda antiga, no que isso representa de bom. Um político de tratar as questões públicas com diálogo, de estar sempre aberto à conversa. Tivemos 30 anos de convivência que foram enriquecedores”, disse o vereador e ex-presidente da Câmara, Luiz Eduardo Nardi.
Filho do libanês Egídio Elias Miguel e Catarina Felix Nimer, casou-se com Benedita Ana O. Miguel, com quem teve quatro filhos: Marshal Miguel, Paulo Miguel, Luiz Felipe Miguel, Reinaldo Miguel.
Felipe Elias Miguel foi sócio fundador da Associação Filantrópica de Marília, além de voluntário e incentivador em diversas instituições. Sua atuação como vereador foi pautada por buscar envolvimento do Legislativo com os diferentes órgãos públicos e instituições oficiais em propostas de investimentos, qualidade de vida e segurança.
Felipe Elias Miguel deve ser velado na Câmara Municipal. Ainda não está definido horário de abertura do velório ou sepultamento.