Osvaldo Emídio da Silva, 73 anos, servidor municipal inativo e ativista de causas trabalhistas em Marília, faleceu nesta quarta-feira em Marília e recebe homenagens de familiares, amigos, entidades de trabalhadores e partidos na cidade.
Osvaldo vinha em tratamento médico que já havia provoca seu afastamento de atividades. Era presidente do diretório municipal do PCdoB em Marília e ex-dirigente no Sindicato dos Trabalhadores em Serviços Municipais da cidade.
Presença comum em movimentos sociais e manifestações de trabalhadores, Emídio ganhou mais visibilidade em 2018 como presidente da comissão que organizou a eleição no Sindicato dos servidores.
Sua atuação garantiu recursos para organização do processo, inclusive em medidas judiciais para repasses pela prefeitura, além da denúncia e apuração de tentativa de fraudes.
“Hoje meu pai foi morar com Deus, quero agradecer imensamente Senhor por ter me dado essa dádiva, o de ser sua filha. A gente vai se encontrar de novo pai. Te amo sempre”, disse a filha, Juliana, em mensagem sobre a perda.
O PCdoB divulgou uma nota de pesar pela morte e lembrou os anos de atuação política de Emídio mesmo durante o tratamento.
“Foi um lutador incansável! Mesmo com a saúde já combalida assumiu a importante tarefa de presidir o partido no município nessa fase de reconstrução. Será lembrado por sua dedicação.”
A página Coleta Marília, que reúne informações sobre atividade dos coletores e serviços públicos em geral descreveu Osvaldo Emídio como ”servidor público exemplar e incansável defensor das melhorias nas condições de trabalho para sua categoria e demais colegas”.
A despedida é feita na sala máster do Velório Municipal e o sepultamento foi marcado para a manhã da quinta-feira no Cemitério da Saudade