Marília

Mostra reúne projetos e incentivo à pesquisa em escolas estaduais de Marília

Mostra reúne projetos e incentivo à pesquisa em escolas estaduais de Marília

Um projeto da Diretoria de Ensino de Marília para incentivar o envolvimento dos estudantes com pesquisa científica em escolas estaduais promoveu a primeira edição de uma mostra de projetos de iniciação científica.

A Mopic Mostra de Pré Iniciação Científica) reuniu 49 projetos de alunos apresentados em formato de painéis e avaliados por docentes e alunos de pós graduação stricto senso de instituições de ensino superior da cidade.

Envolveu especialistas da Unesp, Famema, Unimar e Fatec na avaliação. Os painéis foram apresentados em encontro na sede do Centro de Educação para Jovens e Adultos – o Ceja.

O objetivo da mostra é estimular, fortalecer e ampliar a cultura de pesquisa através da pré-iniciação científica realizada nas escolas estaduais da região de Marília.

As pesquisas foram distribuídas em categorias – Mirim; Ciências da Natureza; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Desafios Matemáticos; Linguagens; Maker/Robótica e Educação.

O professor Maciel M. Redígolo, um dos organizadores do evento, destacou que a mostra proporcionou a valorização do ensino por investigação, cultura de estudos e debates em torno da resolução de problemas relevantes para sociedade.

“Essa iniciativa contribuiu significativamente para a melhoria da aprendizagem na escola, e cria um ambiente de construção do conhecimento, desenvolvendo a pesquisa, o protagonismo e a autonomia.”

A produção desenvolve pesquisa/escrita e promove a interação entre os atores da investigação científica (alunos, professores, avaliadores e comunidade), estimulando trocas de experiências e ideias. Ao final, potencializa habilidades de comunicação e a formação integral dos estudantes.´

Também tem efeitos como melhoria de ensino e a aprendizagem utilizando-se de conhecimentos científicos e tecnológicos na educação básica.

 A pesquisa instiga a curiosidade e o desejo de estudantes e professores em desenvolver projetos de caráter científico nas escolas públicas e torna os estudantes mais familiarizados com processo de pesquisa e escrita em método científico.

Além disso, incentiva participação em feiras escolares regionais, estaduais ou nacionais, Congressos, Seminários e Simpósios de iniciação científica em Instituições de Ensino Superior.