Marília

Movimento quer reunir mil tsurus no HBU pela cura das pessoas e fim da pandemia

Movimento quer reunir mil tsurus no HBU pela cura das pessoas e fim da pandemia

O HBU (Hospital Beneficente Unimar), em parceria com o Colégio Criativo, está realizando o “Movimento desejo de cura e término da pandemia”, com a proposta de arrecadar mil tsurus. O tsuru é uma dobradura do tipo Origami e no Japão, acredita-se que dobrar mil origamis de tsuru com a mente direcionada para uma necessidade, garante o desejo realizado.

A partir dessa iniciativa, professores e alunos do 1º Ano C do Colégio Criativo, decidiram iniciar a campanha que visa produzir os mil tsurus. A iniciativa foi compartilhada com o HBU, que de imediato deu início ao movimento.

Parte dos tsurus já produzidos pelos alunos e por voluntários está no saguão das duas portarias do hospital. “Os varais estão à disposição da população, que pode produzir os tsurus e colocar nos varais de exposição. Lá tem um cartaz que explica a iniciativa”, explica a doutora Maria Elizabeth da Silva Hernandes Correa, que é diretora de ensino, pesquisa e extensão da Unimar (Universidade de Marília). Ela integra o núcleo de humanização do HBU, que promove a integração do movimento com a comunidade.

GOVERNADOR

Em outra ação dentro do movimento dos tsurus, os alunos do Colégio Criativo entregaram origamis ao vice-governador Rodrigo Garcia e autoridades, durante visita ocorrida na Unimar. Junto com os “mimos” foi entregue uma carta escrita pelos alunos do 1º Ano C do Colégio Criativo, dirigida ao governador João Doria.
Leia a íntegra da carta: “Boa tarde. Somos os alunos do 1º Ano C do Parque do Colégio Criativo. Você gostou do nosso trabalho sobre a lenda dos tsurus? Sabe fazer tsurus?

Ficamos felizes em aprendermos como fazer e entregar para pessoas no hospital. O seu trabalho de governador é difícil? Quando poderemos andar sem máscaras nas ruas? Alguma cidade do Estado de São Paulo as pessoas não usam mais máscaras? Ficaremos esperando sua resposta. Tchau”.
A carta é assinada pelos alunos Samuel, Rafaela, Vitor e Camila. Lana, Lorenzo T., Lorenzo F. Arthur, Beatriz, Henrique, Sofia, Maria Ceara, Felipe, Catarina, Bruna, Lorena, Manuela, Maria Luísa e Murilo. Todos sob a coordenação da professora Mônica.

RESPOSTA

O governador João Doria respondeu a carta dos alunos. Em correspondência datada do dia 3 de novembro, Doria responde as perguntas dos alunos. Sobre ser governador, ele aponta que é muito grato “por ter sido eleito para trabalhar em benefício do desenvolvimento do Estado de São Paulo, função que exige plena dedicação e compromisso constante com a proteção e o bem-estar das pessoas”.

Em outro trecho, Doria aponta que “é importante que todos usem máscara porque muitas pessoas são infectadas mesmo sem ter nenhum sintoma. Até mesmo quem já foi vacinado tem de usá-la”. No final, o governador parabeniza as crianças pela iniciativa de fazer os tsurus. “Gostei muito de saber que os tsurus produzidos por vocês foram entregues para pessoas hospitalizadas. Atitude solidária que merece ser valorizada”.

JAPAN FEST

Tsurus também foram entregues para autoridades durante a abertura do Nikkey Japan Fest, na última sexta-feira, 12 de novembro. A diretora superintendente da ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário), Márcia Mesquita Serva Reis, foi homenageada pela comissão organizadora do evento, junto com outras autoridades do município.

Após a cerimônia, ela retribuiu o carinho, entregando tsurus para os homenageados e homenageadas da noite, assim como para os integrantes da comissão organizadora. “É uma honra representar toda equipe do HBU nesta noite. Nós somos mais de 1,2 mil, que trabalharam incansavelmente durante a pandemia. Eu dedico a eles essa homenagem por mim recebida”, afirmou Márcia, após ser homenageada.