Desde abril deste ano, a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), realiza um trabalho específico para a identificação e remoção de fios soltos nos postes por toda a cidade de Marília. A medida visa garantir a segurança de motoristas e pedestres que se deparam com situações deste tipo quase que diariamente.
A iniciativa foi tomada após o envio de uma REPRESENTAÇÃO PELA MATRA AO MINISTÉRIO PÚBLICO (MP), que resultou em uma ação civil pública.
“Quando decidiu encaminhar a representação ao MP, a MATRA tinha em mente a necessidade de se tomar medidas efetivas para evitar acidentes, como o registrado em junho do ano passado, quando uma motociclista ficou gravemente ferida ao atingir um cabo solto enquanto trafegava de moto no bairro Marina Moretti, na zona norte de Marília”, afirmou Walter Freitas, da diretoria da MATRA.
Essa iniciativa resultou em um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), na Justiça, onde a CPFL e o setor de FISCALIZAÇÃO DE POSTURAS no Município se comprometeram a identificar as irregularidades e notificar as mais de vinte empresas que utilizam os postes para a fixação de cabos, principalmente de telefonia, TV por assinatura e internet, a providenciarem os reparos, de acordo com as normas estabelecidas.
A novidade
Diante de novas reportagens publicadas pela imprensa, que apontaram que a situação ainda preocupa, inclusive na região central da cidade, o Promotor de Justiça, Gustavo Cordeiro, requereu no mês passado (novembro/2024), o desarquivamento do acordo firmado na Justiça e a intimação da CPFL, para que a empresa apresente um relatório técnico e fotográfico demonstrando a realização das adequações pelas empresas notificadas.
Balanço parcial
Em resposta encaminhada à MATRA, que também acompanha o andamento deste trabalho, a CPFL informou que até o final do mês de setembro deste ano foram aplicadas 4.584 notificações e mais de 4 (quatro) toneladas de cabos irregulares foram retiradas dos postes.
“A CPFL Paulista tem feito um trabalho constante para organizar os postes junto às empresas de telecomunicações, já que estas são, por normas regulamentadas, responsáveis por seus cabos de telefonia”, disse a CPFL por nota encaminhada à pedido da MATRA.
No mesmo documento, a Companhia ressaltou que os cabos de energia elétrica, de responsabilidade da CPFL (que são aqueles que ficam no topo dos postes), respeitam as normas estabelecidas e jamais são enrolados ou pendurados. Mas, como diversas empresas utilizam os mesmos postes, algumas, inclusive, de maneira clandestina, as irregularidades são observadas em praticamente todas as cidades, não apenas em Marília.
“Essa ação vai ao encontro do nosso compromisso com a segurança da população, por isso estamos nos empenhando para eliminar cabos soltos ou caídos em toda a nossa área de atuação”, afirmou Carlos Eduardo Camargo, consultor de relacionamento da CPFL Paulista, à MATRA, demonstrando que a iniciativa da OSCIP MATRA terá reflexos também em outras cidades atendidas pela companhia distribuidora de energia.
E agora, de acordo com o pedido do Ministério Público, a CPFL terá que comprovar na Justiça que realmente está se empenhando para resolver a situação, conforme o TAC firmado.
Como ajudar?
Ao identificar algum cabo rompido ou caído no chão, a pessoa deve entrar em contato com o serviço emergencial da CPFL pelo telefone 0800 010 1010 (ligação gratuita).
“Quando a concessionária toma ciência de irregularidades na rede de telecomunicações, que trazem risco a população e a rede elétrica a CPFL, faz a correção em caráter emergencial”, afirmou a empresa na nota.
Mais informações sobre esse esforço para acabar com os fios soltos nos postes, que representam riscos à população, você encontra no site da MATRA.
Fique atento cidadão, porque Marília tem dono: VOCÊ!