O Ministério Público do Estado deSão Paulo vai instalarem Marília um Núcleo de Incentivo em Práticas Autocompositivas (Nuipa) para desenvolver projetos para soluções extrajudiciais de conflitos. O serviço vai funcionar emn estrutura cedida pelo Univem no campus universitário.
Segundo o procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, o projeto é “prioritário” para a instituição. A ideia é incentivar a mediação de conflitos como forma de gerar resultados efetivos para a sociedade. Destacou ainda aimportância de atuiar em parceria com a comunidade universitária, incluindo os estudantes de Direito que “futuramente poderão estar” no MPSP.
A instalação do serviço foi definida em um Termo de Cooperação Técnica assinado por Sarrubo e pelo reitor do Univem, Luiz Carlos de Macedo Soares, que fez carreira no Ministério Públicoeépromotor aposentado. Segundo o reitor, isso vai proporcionar uma formação ainda melhor aos alunos. “O Ministério Público de São Paulo é um modelo para nosso país”, afirmou o reitor.
Os promotores Isauro Pigozzi Filho, Oriel da Rocha Queiroz, Gilson César Augusto da Silva, Cristiane Patrícia Cabrini e Lysaneas Santos Maciel prestigiaram a solenidade, que teve também a presença do coordenador do Curso de Direito da Univem, Teófilo Marcelo de Area Leão Júnior.