O serviço de Oncologia da Santa Casa de Misericórdia de Marília aumentou em 7,6% o volume de sessões de quimioterapia mesmo durante o enfrentamento à Covid-19 em 2020.
A quantidade de consultas médicas e da equipe multiprofissional também foram maiores que em 2019: 19.839 atendimentos do gênero (média de 1.653 por mês) aconteceram no ano passado e 18.635 consultas (média de 1.553 por mês) no ano anterior (2019).
As cirurgias oncológicas tiveram ligeira queda.Foram 532 em 2020 contra 624 procedimentos do ano anterior. Mesmo com esta queda a Santa Casa de Marília é a unidade hospitalar que realiza o maior volume cirúrgico oncológico pelo SUS na área correspondente ao DRS-IX (Departamento Regional de Saúde).
Pelo menos 90% das sessões de quimioterapia são feitas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Considerados só estes casos o volume de atendimento cresceu 10% durante a pandemia. E 80% das cirurgias são feitas pelo SUS.
Em tratamento de um mieloma múltiplo, a professora aposentada Maria Haydée Marques Rodrigues, de 73 anos, disse que os profissionais atendem “com doçura”.“São gentis e nos ajudam a enfrentar nossas dificuldades”, comentou ela, que comparece à unidade hospitalar uma vez por mês para fazer quimioterapia.
A oncologista coordenadora do Centro de Oncologia da Santa Casa de Marília, Lia Rachel Gaspari, disse que foram adotadas medidas, para evitar aglomerações e outros procedimentos de prevenção à Covid para manter os serviços.
De acordo com Lia Rachel, a Oncologia vem aperfeiçoando seu atendimento a cada dia e o paciente recebe assistência médica, psicológica, nutricional, fonoaudiológica e odontológica, além do apoio na área de terapia ocupacional.
Um diferencial da Oncologia da Santa Casa de Marília é que o paciente é fidelizado ao médico. “Isso é muito importante para o sucesso do tratamento, pois o profissional cria um vínculo com o atendido, facilitando esta relação e ocasionando ganhos extremamente positivos”.
A serviços gerais Rosa Teixeira Coneglian, de 64 anos, passa por sessões de quimioterapia no hospital uma vez por semana. “A equipe é nota 10. Sou muito bem atendida e isso me motiva a lutar contra qualquer adversidade. As pessoas que aqui trabalham são maravilhosas e amenizam a dor que sentimos”.