Marília

Multivacinação na rede municipal vai até sexta com foco em crianças e adolescentes

Vacinação segue até sexta – Foto: Júlio César de Carlis
Vacinação segue até sexta – Foto: Júlio César de Carlis

A rede municipal de Marília vai manter até sexta-feira (22) a Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes com idades entre zero e 15 anos incompletos. Estão disponíveis doses de pelo menos 17 vacinas contra doenças que incluem poliomielite, febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba, HPV, entre outras.

A secretária municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana, destaca que a mobilização motivou muitos pais e responsáveis, mas afirmou que a intenção é ampliar a cobertura, inclusive com busca ativa nas unidades de saúde, por meio do importante trabalho dos agentes comunitários de saúde.

Conforme dados do Programa Municipal de Imunização, somente no sábado foram aplicadas 1.704 vacinas. Destas, 2.148 em crianças de zero a nove anos e 1.545 em crianças/adolescentes entre 10 e 15 anos incompletos.

A enfermeira Renata Rodrigues Plácido afirma que o número, em relação às crianças menores, demostra que muitas já estão com a caderneta em dia, por isso não recorreram à unidade na época da campanha. Porém, já em relação aos adolescentes, é importante destacar novas vacinas incluídas no calendário recentemente.

“A HPV, por exemplo, foi incluída para meninas em 2014 e meninos em 2017. Muitos adolescentes ainda não estão imunizados. Além disso, tivemos a introdução da Meningo C a partir deste ano. Esta é uma vacina muito procurada para os menores e temos um grande número de adolescentes para atingir”, disse.

As vacinas disponíveis nesta campanha, para crianças menores de sete anos são: BCG – ID, hepatite B, penta (DTP/Hib/Hep B), VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VOP (vacina oral contra pólio), VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano), vacina pneumocócica 10 valente, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), DTP (tríplice bacteriana), vacina meningocócica conjugada tipo C, tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela) e hepatite A.

Já as doses disponíveis para crianças e adolescentes entre sete e 15 anos são hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dT (dupla tipo adulto), dTpa, vacina meningocócica conjugada tipo C e HPV.