Marília

Mutirão avança mas tapa-buracos deixa rastro

Mutirão avança mas tapa-buracos deixa rastro

O mutirão de obras, limpeza e recuperação de ruas iniciado dia 19 na zona norte de Marília deve avançar para novos bairros mas ainda deixa um rastro de buracos nos jardins Santa Antonieta e Primavera, onde ficou nos primeiros cinco dias de trabalho.

Além de buracos em diversas ruas, especialmente próximos a escolas, o bairro tem dois pontos críticos: a rua Bento de Abreu Filho, que parece ter sido bombardeada, com buracos em toda a extensão, e a rua Dr Paulino, ao lado da escola Benito Martinelli, com duas longas valas abertas no asfalto.

Os buracos estão também em uma área que poderia ser um centro de educação, com três unidades escolares. As ruas ao lado da Emei Primavera, Emf Isaltino de Campos e a EE Jd Santa Antonieta tem pelo menos seis buracos. Há ainda buracos na marginal e até na rua ao lado de um novo reservatório de água recém inaugurado.

O trabalho de capinação mostrou boa evolução. O presidente da Codemar (Companhia de Desenvolvimento), Rogério Alexandre da Graça, disse em nota distribuída pela prefeitura que  a avaliação do trabalho na região é positiva.

“Ao longo de toda a semana, realizamos o recape no Primavera e no Santa Antonieta, num total de 7 mil m² no tapa buraco. Na próxima semana o trabalho avança para bairros como Jardim Renata, Julieta, Figueirinha, Jânio Quadros, J.K. e Fernando Mauro”, revelou o presidente. A limpeza de mato começou no Altos do Palmital, que também está cheio de buracos. A rua por onde passa o ônibus tem uma quadra de muitos problemas e sujeira de barro.

OPERAÇÃO

A Operação “Mãos à Obra” reúne trabalhos das secretarias de Serviços Urbanos, Obras e Meio Ambiente, Saúde, Planejamento Urbano, além da Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Marília), Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) e Emdurb (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano de Marília).

Segundo a prefeitura, dez equipes com pelo menos cem operários estão executando os serviços como: limpeza, pintura de solo, capinação, tapa-buracos, eliminação de vazamentos de água e troca de iluminação.

“A gente pede a compreensão da população, sabemos que os buracos incomodam, mas estamos trabalhando num ritmo acelerado. Por determinação do prefeito Vinicius Camarinha a Codemar aumentou o número de equipes de trabalho no tapa buraco e ainda elevou a carga horária das equipes. Em alguns fins de semana, inclusive, vamos contar com equipes de plantão e acreditamos que em até dois meses o trabalho seja concluído”.

Rogério revelou que oito equipes estão concentradas no tapa buracos e ainda para a próxima semana outras frentes iniciarão o trabalho também na zona Sul (bairros Marajó e Homero Zaninotto) e Oeste (bairros Califórnia, Chico Mendes, Coimbra, Argolo Ferrão, Vila Jardim e Fontanelli I e II). Para o assessor técnico da Secretaria de Serviços Urbanos, Marcelo Oshima a participação da população tem sido fundamental para o sucesso da operação Mãos à Obra.

“A população tem colaborado colocando entulhos e objetos que poderiam servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti (causador da dengue) nas calçadas e os caminhões da Prefeitura têm recolhido todo esse material. Pelo ritmo de trabalho, até quinta-feira da próxima semana, terminaremos o cronograma estipulado para aquela região da zona Norte”, disse Oshima.

O assessor técnico revelou também que as equipes trabalharão a partir de segunda-feira (26) com a limpeza e conservação de parques e escolas, visando o início do ano letivo de 2015.