Marília

Mutirão contra dengue vai aos distritos

Mutirão contra dengue vai aos distritos

Os distritos de Rosália e Lácio terão mutirões de limpeza para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Segundo a subprefeitura de Lácio, a proliferação do mosquito ainda é muito preocupante. A limpeza começa por Rosália, nesta sexta-feira, a partir de 8h. No sábado a coleta será feita em Lácio.

A partir desta sexta-feira carros de som e divulgação porta a porta irão incentivar a população para a participação na limpeza em Lácio. À noite moradores já podem, colocar nas calçadas entulho como pneus, garrafas, lonas, piscinas infantis, louças de banheiro, latas, potes e outros objetos que possam acumular água da chuva. A coleta começa na manhã de sábado.

“Estamos convidando todos os moradores dos distritos para que nos ajude nesse grande mutirão de limpeza e conservação”, destacou a subprefeita de Lácio, Rosemeire Vernaschi.

O secretário de Saúde, Danilo Bigeschi informou ainda que desde a criação do Comitê ‘Marília sem Dengue’ foram tomadas medidas específicas quanto ao zika vírus, já que foi comprovado o risco da doença principalmente em gestantes.

“Trouxemos à Marília um especialista em saúde pública que promoveu uma capacitação de 158 profissionais, entre médicos e enfermeiros, sobre as três doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A Vigilância Epidemiológica do município fez também um reforço no trabalho junto aos grupos de Saúde da Criança e da Mulher, nos hospitais e nos postos de Saúde”.

Na terça-feira, o município de Bauru divulgou seu primeiro caso de zika vírus, que é também o primeiro autóctone confirmado em mulheres gestantes em todo o Estado de São Paulo. Há ainda outras duas situações suspeitas na cidade, também referentes a grávidas. A vítima confirmada é uma mulher de 32 anos que passa bem. Por enquanto não há notícias a respeito de possíveis sequelas para o bebê.

“É lógico que a notícia vinda de Bauru preocupa a todos, porém, ratifico que o município de Marília tem combatido o mosquito de todas as formas, mas é preciso que a população nos ajude fazendo a sua parte”, concluiu.