O primeiro dia do Mutirão de renegociação de Dívidas para consumidores de Marília atraiu 29 pessoas nesta segunda-feira para atendimento no Procon da cidade.
Segundo um balanço dos atendimentos divulgados pelo Procon, o número representa R$ 96.274,86 em valores discutidos com as empresas credoras.
O diretor do Procon, Guilherme Moraes, disse que o número de pessoas que passaram pelo local foi maior, mas em muitos casos eram pessoas em buscas de informações iniciais
Os contatos revelaram muitas dívidas de consumidores com cartão de crédito. O chamado crédito rotativo do parcelamento de faturamentos tem taxa de juros de maior impacto e vira problema para os consumidores.
Segundo o diretor, também chamou a atenção o número de problemas com bancos digitais.
“Pela facilidade de acesso tanto aos bancos quanto ao crédito eles tem revelado uma situação de riscos e problemas”, disse o diretor.
Guilherme afirmou que por ser o primeiro dia, ainda é uma visão superficial, mas que dá um norte do que deve ser revelado em todo o período do atendimento.
O mutirão está programado até o dia 5 de junho, na sede do Procon na avenida das Indústrias, com atendimento das 8h às 17h.
A equipe técnica orienta consumidores e busca contato com as empresas para negociar taxas, valores e reduções de prestações.
Atende desde relação com bancos e financeiras até outras formas de crédito, como carnês em lojas. Os interessados devem levar documentos como RG e CPF, comprovante de residência e documentos referentes à reclamação.