Marília

Nova pesquisa eleitoral em Marília tem briga judicial nos bastidores

Nova pesquisa eleitoral em Marília tem briga judicial nos bastidores

Uma nova pesquisa sobre intenção de voto para prefeito em Marilia, registrada no dia 4 de agosto no Tribunal Regional Eleitoral, nem divulgou resultados e já tem provoca briga judicial na cidade ainda em fase de bastidores políticos.

A pesquisa foi realizada pela empresa Exata Pesquisa e Consultoria, com sede em Pirapozinho, a 200km de Marília. A própria empresa aparece como contratante do levantamento.

Segundo o registro oficial, consiste na entrevista pessoais e presenciais, que será conduzida por profissionais treinados. Atinge amostra da população acima de 16 anos, todos os gêneros, diferentes faixas etárias e de nível educacional.

O estudo deve ser oficialmente divulgado neste sábado, dia 10, mas já enfrenta uma representação do PL (Partido Liberal) e do candidato Ricardo Mustafá. A representação chegou ao TRE no dia 6 e teve decisão hoje: o juiz Marcelo de Freitas Brito negou pedido de liminar contra o levantamento.

Ricardinho Mustafa alegou que a empresa foi constituída recentemente (há um ano) e teria pesquisas registradas apenas em dois municípios. Também contestou número de entrevistados e opções de modelo da pesquisa.

Para o juiz, estes apontamentos não justificariam a suspensão. Ele negou mas pediu novos documentos e um parecer do Ministério Público Eleitoral.

A pesquisa prevê levantamento de idade, sexo, escolaridade e região em que vota o eleitora, que serão usados na definição dos percentuais mínimos de entrevistados previstos em cada faixa.

E tem oito perguntas sobre a intenção de voto. As principais são básicas: resposta espontânea, em que o entrevistado diz em quem pretende votar, e resposta estimulada, em que o eleitor recebe a lista de candidatos.

O levantamento envolve ainda pergunta sobre a rejeição de candidatos e sobre preferência entre voto em políticos já com atuação em mandatos ou novos candidatos.

A pesquisa incluiu ainda perguntas específicas para três escolhas entre candidatos preferidos: Em que o eleitor votaria se tivesse que escolher entre Vinícius Camarinha e Garcia Hadassa, entre Vinícius Camarinha e Eduardo Nascimento e entre Vinícius Camarinha e Ricardo Mustafá.

Indica os quatro candidatos que apareceram como os de maior intenção de votos na primeira pesquisa divulgada na cidade, realizada pelo Instituto paraná, que mostrou Vinícius Camarinha com 47,6% das intenções, seguido por Garcia com 12,4%, Eduardo nascimento com 8,3% e Ricardo Mustafá com 6,8%.