Quase 40 anos depois da estreia de “Star Wars IV, uma Nova Esperança”, filme que lançou a série e criou forte candidato a ser o maior sucesso do cinema, Star Wars – O Despertar da Força, sétimo longa da franquia, estreia na madrugada desta quinta-feira em Marília com sessões lotadas e a promessa de resgatar emoção dos primeiros filmes. É o primeiro produzido desde que os estúdios Disney compraram os direitos sobre a saga.
Embalado pela reaparição de estrelas da trilogia lançada no final dos anos 70 (Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi), o filme tem Luke (Mark Hamilton), Leia (Carrie Fisher) e Han Solo (Harrison Ford) de volta – inclusive com a Millenium Falcon com inclusão de novos robôs.
O filme já teve exibição para jornalistas, pré-estreia com personagens e tapete vermelho e até uma extensão do Google Chrome para bloquear spoilers – informações antecipadas sobre conteúdo do final.
Para os fãs, a grande ausência pode ser a do maior vilão da história do cinema, Darth Vader, nome adotado por Anakin Skywalker, um poderoso Jedi que decide seguir o lado sombrio da força por medo de perder mulher e filho.
Para o público novo, o filme promete muita ação, aventura e, claro, final com toda perspectiva para continuações.
A primeira sessão do filme na cidade será exibida à 0h01 desta quinta em duas versões – dublado e legendado – no Cinépolis do Marília Shopping. Depois, as sessões normais acontecem às 13h15, 16h15, 19h15 e 22h15 para a versão legendada e 12h30A, 15h30, 18h30, 21h30 para a versão dublada.
Estima-se que a saga ja faturou algo em torno de R$ 42 bilhões, algo em torno de R$ 160 bilhões em ingressos e produtos licenciados, sem falar na pirataria.
Além dos filmes, já inspirou especiais de TV e pelo sátiras de muito sucesso. A primeira, criada por Mel brooks nos anos 80, cria o poder da Salsicha, ironiza Darth Vader e outros personagens.
Mas a sátira de maior sucesso, que acabou até incluída em edição especial de relançamento dos filmes para colecionadores, é uma série de três desenhos produzidos pelo humorista Sthe Mc Farlane, criador dos desenhos Uma Família da Pesada, American Dad e Cleveland Show. A sátira usa personagens dos desenhos, envolve outros sucesso do cinema, como o filme Apertem os Cintos que o Piloto Sumiu, e rende boas paródias dos episódios.
Mas e você é um desses novos interessados, não viu os filmes anteriores, segue aí um guia rápido de star wars para assistir sem ficar tão por fora das conversas e do enredo.