O novo ministro do Meio Ambiente é o egresso do curso de Administração de Empresas da Universidade de Marília (Unimar), Joaquim Álvaro Pereira Leite, que substitui Ricardo Salles após pedido de exoneração. A nomeação saiu na tarde desta quarta-feira, dia 23 de junho.
Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Marília no ano de 1995 e com mestrado no Instituto de Ensino e Pesquisa (INSPER), Joaquim atuou como diretor operacional e coordenador de auditoria da MRPL Consultoria, diretor geral da empresa do ramo farmoquímico Neobrax, consultor administrativo do Suplicy Cafés Especiais, diretor da Lot Incorporações e foi proprietário administrador da Fazenda Alvorada, onde produzia café.
Antes de integrar o governo, foi conselheiro da Sociedade Rural Brasileira (SRB), uma das organizações que representam o setor agropecuário no país. Em 2019, tornou-se diretor do Departamento Florestal e em 2020, passou a responder pela Secretaria da Amazônia e Serviços Ambientais.
Segundo o Reitor da Universidade de Marília, Márcio Mesquita Serva, “a trajetória acadêmica e profissional do novo Ministro, coroada com a referida nomeação, demonstra a excelência do ensino oferecido pela UNIMAR que, aliada à capacidade e brilhantismo de seus egressos, torna-se uma receita de sucesso. Desejamos ao Ministro Joaquim o maior sucesso do mundo e pode continuar a contar com a nossa Universidade para os seus projetos”.