A Acim (Associação Comercial e Industrial de Marilia) apresentou nesta sexta-feira a comerciantes da cidade um novo modelo de sistema para consulta de crédito e informações financeiras de consumidores como forma de prevenir inadimplência nas vendas a prazo.
O novo modelo, batizado como Consulta Acerta, vai substituir o tradicional modelo do SCPC Integrado, que a cada venda poderia gerar até três relatórios por cliente. O novo modelo concentra diversas informações em apenas um banco de dados e documento.
“Os critérios para liberação de crédito proporcionarão mais segurança e garantias. A inadimplência é um problema grave que precisa ser vencido diariamente”, disse o presidente da Acim, Libânio Victor Nunes de Oliveira. Libânio destacou a importância do controle em momentos de vendas em queda e maior busca or sistemas de crediário e parcelamento.
“As surpresas, como perda do emprego ou queda na receita familiar, fazem com que o consumidor deixe de pagar as prestações por problemas que surgem no transcorrer das parcelas”, explicou.
De acordo com o superintendente da Acim, José Augusto Gomes, o novo sistema vai sugerir até valor mais adequado de crédito para cada cliente. “Serão oferecidos três pacotes que o comerciante pode escolher de acordo com o tipo da empresa”, acrescentou o superintendente da Acim.