Uma parceria entre a Unimar e a Secretaria Municipal de Saúde dá início em setembro às atividades de uma Unidade Saúde-Escola de atendimento básico para população de novos bairros em torno do distrito de Padre Nóbrega.
A região, que nos próximos meses deve chegar perto de 3.000 novas moradias com bairros como Montana 1 e 2 e Maracá 1 e 2, criou uma grande demanda de serviços que não era atendida por falta de unidade de saúde.
A unidade deve oferecer serviços médicos, de enfermagem e agentes de saúde. Para a secretária Kátia Ferraz Santana, a medida trará alívio à população, prejudicada com a falta de planejamento no passado recente.
Em comunicado, a Secretaria da Saúde informou que fez reforma e adequações do espaço que funcionou como centro de vendas do residencial Maracá. A Universidade de Marília vai participar com profissionais.
“Temos um parceira forte com as faculdades de Medicina, Enfermagem e outras áreas profissionais da Saúde. Apresentamos a proposta da nova unidade às instituições e tivemos a adesão da Unimar. Todos ganham quando colocamos ensino e serviço no mesmo espaço, com o objetivo de promover conhecimento e assistência”, disse.
A iniciativa conta com envolvimento do Comap (Conselho Municipal de Avaliação em Pesquisa) e foi autorizada pela Câmara.
Esta não será a única unidade de saúde do bairro. A USF Maracá Porte III, que está sendo construída, terá estrutura para três equipes (atendimento a até 10,5 mil pessoas) com previsão de inauguração é para 2019.
Além desta, a região contará com outra unidade que também está em construção (em fase avançada de obras). O prédio está sendo feito pelo Grupo Pacaembu e será entregue à Prefeitura de Marília ainda esse ano.