Marília

Núcleo da Unimar aproxima empresas de alunos, atrai 108 vagas e emprega 50 em 60 dias

Núcleo da Unimar aproxima empresas de alunos, atrai 108 vagas e emprega 50 em 60 dias

Um núcleo de estágio e empregabilidade ativado pela Unimar (Universidade de Marília) em março deste ano cadastrou 108 vagas oferecidas por empresas da cidade e região e já provocou 50 contratações de alunos em novo modelo de aproximação do mercado com os futuros profissionais.

Coordenado pela professora Raquel Ferraroni Sanches, o NIEEMP (Núcleo Interdisciplinar de Estágios e Empregabilidade) virou uma ponte entre os cursos e o mercado de trabalho, lançou modelo de cadastro que facilita a busca e avança na criação de serviços que vão ampliar ainda mais esse acesso.

“Uma das grandes vantagens do Núcleo é aproximar as empresas dos alunos, preparar o aluno quando ele se dispõe a passar por orientações que vão desde a entrevista de trabalho até posição em relação às necessidades das empresas

É um trabalho novo com potencial para influenciar tanto os cursos quanto as empresas que precisam de profissionais e enfrentam dificuldades em atrair o profissional certo para suas demandas.

“Tivemos nesta semana o caso de uma empresa que apresentou o problema e nem sabia que perfil de profissional. Conversamos com coordenadores da área, identificamos aluno e deu certo”, explica a professora.

O núcleo deve avançar ainda para atuação conjunta com os 80 polos de EAD (Ensino à Distância) para oferecer os estágios. No futuro pretende chegar aos alunos de ensino médio para que eles possam chegar à faculdade já direcionados para o mercado.

O programa deve chegar também aos cursos de pós-graduação e abrir canais de empregabilidade para profissionais já formados.

E o trabalho não fica restrito à esperar os contatos. A professora já iniciou uma série de contatos com empresas e corporações para apresentar o serviço e criar vínculo e hábito de buscar os candidatos diretamente na universidade.

Professora e Doutora, Raquel Ferraroni Sanches tem 32 anos de carreira na educação, 18 deles destinados a instituições de ensino superior, com passagem em diferentes níveis das estruturas desde a docência até cargos de gestão acadêmica. 

As empresas podem cadastrar as vagas de forma gratuita pelo site do programa.