Marília

Número de acidentes com escorpiões cresce 56% em em Marília

Número de acidentes com escorpiões cresce 56% em em Marília

O número de acidentes com escorpiões em Marília nos primeiros quatro meses do ano é 56% maior que o do mesmo período do ano passado. Só em abril foram 20 novos casos, que representam quase 30% dos 64 registrados no mês.

Os dados estão no boletim da 17ª semana de acompanhamento de condições epidemiológicas na cidade e terão pequena alteração – com um caso a mais – no relatório da 18ª, que deve ser publicado em breve.

Os relatórios da Saúde mostram que em abril do ano passado a cidade tinha 41 casos. No começo de abril deste ano o número já havia sido superado: eram 44 pacientes informados. Ou seja, nos 30 dias de abril o número de casos subiu 45%.

Segundo a Divisão de Vigilância Ambiental/Zoonoses, a cidade mantém uma equipe que realiza as ações de visita ao imóvel e ao redor e orientações de precaução nos locais onde ocorrem os ataques.

“Além desse trabalho contínuo desenvolvido, quando os munícipes ligam e relatam a presença de escorpiões é realizada a visita para orientações ao morador, com material explicativo sobre o que é preciso saber, como prevenir acidentes por escorpião, quais as pessoas mais vulneráveis, os primeiros sintomas, os primeiros socorros em caso desse tipo de acidente e também o que não fazer quando acontece o acidente”, diz uma nota emitida pela Saúde.

A divisão divulgou ainda imagens de dois panfletos de orientações com as informações gerais sobre controle dos casos, que envolve desde cuidado com entulhos – madeira, telhas e coisa assim – que possa servir de abrigo até controle de roupas e móveis.

Um guia distirbuído pelo governo do Estado tamb[em tem lista de orientações:

Orientações

Em caso de acidente por animais peçonhentos, como os escorpiões, a população deve procurar o serviço de saúde mais próximo para que possa receber o tratamento o mais rápido possível. Caso não seja a unidade referenciada, o hospital encaminhará o paciente, com maior possibilidade de agilidade, ao local apropriado. 

Escorpiões são aracnídeos que se proliferam em locais quentes e úmidos, além disso, entulhos, lixos e desorganização podem favorecer o aparecimento destes insetos. Para a prevenção, é aconselhavel manter maior organização e limpeza nos ambientes das residências, além disso, a SES elencou algumas recomendações para precaução:

-Manter jardins e quintais limpos, evitando o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das casas;

-Limpar periodicamente os terrenos baldios vizinhos, pelo menos, numa faixa de um a dois metros junto às casas;

-Sacudir roupas e sapatos antes de usá-los, pois aranhas e escorpiões podem se esconder neles e picam ao serem comprimidos contra o corpo;

-Não pôr as mãos em buracos, sob pedras e troncos podres;

-Usar calçados e luvas de raspas de couro para atividades em que seja preciso colocar a mão e pisar em buracos, entulhos e pedras;

-Usar telas em ralos do chão, pias ou tanques;

-Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos e vãos entre o forro e as paredes, consertar rodapés despregados, colocar telas nas janelas;

-Acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes que possam ser mantidos fechados, para evitar baratas, moscas ou outros insetos que servem de alimento para os escorpiões.