Marília

Número oficial de mortes por dengue sobe a seis; oito investigadas

Página da prefeitura passa a divulgar números oficiais
Página da prefeitura passa a divulgar números oficiais

A Prefeitura de Marília ampliou para seis o número de mortes por dengue confirmadas na cidade e elevou para 7.240 o número oficial de pacientes com a doença, embora seja praticamente um consenso na cidade que os números são subestimados.

As informações foram divulgadas pela Rede Globo na tarde desta quarta-feira. O balanço do número de pacientes foi divulgado na página TODOS CONTRA A DENGUE, mantida pela administração do portal da prefeitura.

Segundo o portal, a cidade teria 4.063 pacientes com doença confirmada por exames laboratoriais e 3.177 por diagnóstico clínico. Os números extraoficiais indicam até 16 mortes e dezenas de milhares de pacientes.

Os números oficiais, que inclusive já chegaram a sofrer redução, provocam polêmica e reações contra o prefeito Vinícius Camarinha nas redes sociais e em manifestações de moradores.

O controle de informações provocou lei do silêncio em hospitais. O Giro Marília tentou descobrir número de pacientes internados com a doença, mas não recebeu informações. A cidade vive sua maior epidemia de dengue, com superlotação em unidades de saúde.

NEBULIZAÇÃO

Também nesta quarta a prefeitura divulgou nota para informar adiamento do serviço de nebulização de inseticida na zona sul. Segundo a nota, o atraso foi uma decisão da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), responsável pelo trabalho.

“Recebemos um comunicado do Governo do Estado – por meio da SUCEN – que, em virtude da greve dos caminhoneiros, o Estado de São Paulo foi bastante prejudicado no recebimento do inseticida que é utilizado nas ações de nebulização. É um produto que exige um transporte especial e houve um atraso na entrega deste material para a Central de Distribuição da SUCEN, em Araçatuba. Além disso, com as chuvas já previstas para esta semana, as atividades ficaram comprometidas”, informa Lupércio Garrido Neto, coordenador do setor de Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde.

Confira a agenda de datas e locais da nebulização:

– dias 16/03, 23/03, 30/03 e 06/04: Parque dos Ipês, Jardim Nacional, Planalto, CDHU, Domingos de Léo e adjacências;

– dias 17/03, 24/03, 31/03 e 07/04: Parque das Azaléias, Monte Castelo, Tóffoli, Nova Marília, Teotônio Vilella, Vila Real e adjacências;

– dias 18/03, 25/03, 01/04 e 08/04: Nova Marília, Jardim Continental, Costa e Silva, Parque São Jorge, Jardim dos Bancários, Vila Hípica e adjacências;

– dias 19/03, 26/03, 02/04 e 09/04: Jardim Parati, Portal do Sol, Itaipu, Guarujá, Jardim Vitória e adjacências;

– dias 20/03, 27/03, 03/04 e 10/04: Jóquei Clube, Jardim Damasco I e II, Vista Alegre, Esplanada, Marajó, Santa Paula e Luiz Homero Zaninotto.